Itafos retoma produção e venda em Arraias

09/02/2022
A Itafos espera operar a planta de ácido sulfúrico em Arraias com capacidade de carga básica de aproximadamente 10,5 mil t por mês.

 

A Itafos Inc. anunciou a retomada da produção e vendas de ácido sulfúrico em Arraias, no estado do Tocantins. O retorno das operações ocorreu dentro do cronograma previsto, conforme o orçamento e sem lançamentos ambientais reportáveis ou incidentes registráveis. “Estamos satisfeitos por termos concluído com segurança e sucesso a reativação da planta de ácido sulfúrico de Arraias. Enquanto continuamos avaliando alternativas estratégicas para Arraias, reiniciamos oportunamente a planta de ácido sulfúrico para atender à demanda do mercado e entregar margens positivas”, disse G. David Delaney, CEO da Itafos. 

A planta de ácido sulfúrico de Arraias tem capacidade de produção de 220 mil t por ano. A Itafos espera operar a planta de ácido sulfúrico em Arraias com capacidade de carga básica de aproximadamente 10,5 mil t por mês. O projeto Arraias garantiu contratos de venda de ácido sulfúrico de curto prazo para sua capacidade de carga básica com preços atrelados a benchmarks de enxofre. Com base na demanda do mercado, a companhia espera produzir oportunamente volumes adicionais de ácido sulfúrico para serem vendidos no mercado spot.

O restante da infraestrutura associada aos negócios de fertilizantes fosfatados verticalmente integrados de Arraias, incluindo sua mina, planta de beneficiamento, planta de acidulação e planta de granulação, permanecem ociosos seguindo as melhores práticas.