Indústria mineral precisa ser reconhecida no Dia da Mineração

07/05/2024
Data é para lembrar a necessidade de equilibrar as atividades econômicas com a proteção ambiental e o desenvolvimento social

 

No Dia da Mineração, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) informa que tem papel fundamental nas contribuições fundamentais para o avanço da indústria mineral no Brasil, de forma sustentável e responsável. Segundo o órgão, a data é para lembrar a necessidade de equilibrar as atividades econômicas com a proteção ambiental e o desenvolvimento social. Nesta data, o SGB reforça a importância da ciência geológica e da pesquisa para o desenvolvimento sustentável do País, assim como a necessidade de um diálogo contínuo entre governos, indústria mineradora, comunidades locais e outros stakeholders (partes interessadas) para garantir que os benefícios da mineração sejam amplamente compartilhados.

Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, comenta que o Dia da Mineração é uma data comemorativa destinada a reconhecer a importância da indústria da mineração para o desenvolvimento das sociedades modernas. “A ocasião é uma oportunidade para destacar os avanços tecnológicos, as práticas sustentáveis, desafios e conquistas da indústria mineral. Além disso, é um momento para reconhecer o papel dos trabalhadores da mineração, cujo trabalho é essencial para extrair os minerais, fundamentais para a construção de infraestrutura, produção de energia e outros setores da economia”, enfatizou Silveira. Entretanto, o diretor de Geologia disse que é importante lembrar que, enquanto a mineração é vital para o progresso humano, também apresenta desafios relacionados à sustentabilidade ambiental, social e a governança. “Portanto, o Dia da Mineração pode ser uma oportunidade para refletirmos sobre essas questões e promovermos práticas responsáveis e sustentáveis no setor mineral”.

Direto da Fonte