PUBLICIDADE
DESCARBONIZAÇÃO

IBRAM, Reino Unido e Mining Hub lançam projeto

Por evando•
IBRAM, Reino Unido e Mining Hub lançam projeto

Iniciativa lançada em 26 de outubro conta com a adesão de 11 mineradoras e busca estipular metas setoriais de redução de emissões a partir de um roadmap do carbono estruturado em 2024.

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o Governo Britânico no Brasil e o Mining Hub – espaço de inovação do setor mineral lançaram o ‘Projeto de Descarbonização do Setor Mineral’ no último dia 26 de outubro. Logo de início, 11 mineradoras aderiram à iniciativa (Alcoa; Anglo American; CBMM; Gerdau; Hydro; Kinross; Lundin Mining; MRN; Samarco; Nexa; Vale).

Além do projeto, também foi apresentado o 3º Inventário de Gases de Efeito Estufa, em elaboração pelo IBRAM desde agosto. As duas medidas servirão de base para o Instituto estruturar, a partir de 2024, um roadmap do carbono na mineração, o que irá permitir estipular metas setoriais de redução de emissões.

A Direção do IBRAM acredita que o roadmap irá influenciar na tramitação dos processos de licenciamento ambiental, favoravelmente às mineradoras que se engajarem na agenda setorial do clima, conduzida pelo Instituto. “A questão climática é o ‘desafio dos desafios’ contemporâneos da humanidade. Ninguém pode se excluir de agir para enfrentar a questão climática já que afeta a todos nós. E temos ainda um desafio ético e moral, que é legar às futuras gerações uma natureza melhor do que a nossa geração encontrou. O projeto que lançamos atende a um compromisso do setor mineral que é incontornável e inadiável, que é diagnosticar suas emissões e agir para descarbonizar suas operações”, disse o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann.

O 2º Inventário de Gases Efeito Estufa do Setor Mineral, organizado pelo IBRAM, demonstra que o setor mineral participa nas emissões totais do Brasil de forma pouco significativa, se for considerado o limite operacional restrito às atividades das frentes de lavra e beneficiamento físico dentro da mina – decapeamento, abertura de frente de lavra, extração, beneficiamento físico, transporte interno, recuperação de áreas abertas e encerramento de unidade de extração. Dados do estudo “Estimativas anuais de emissões de gases do efeito estufa no Brasil”, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação revelam que, em 2010, o Brasil gerou 1.246.477.000 toneladas CO2e (CO2 equivalentes), enquanto o setor mineral, no ano de 2011, gerou 11.290.267 toneladas CO2e (considerados os bens minerais inventariados na segunda edição do estudo).

O projeto de descarbonização da parceria é voltado a identificar rotas tecnológicas de descarbonização, porém, com o mérito de ter uma visão sistêmica integrada, o que faz muita diferença nas soluções que poderão ser adotadas pelo País e pelas mineradoras. O projeto é baseado na construção de um plano de ação para que o setor possa realizar a transição energética por meio de esforços coletivos, respeitando as particularidades individuais das mineradoras, de forma a somar iniciativas e alcançar objetivos de forma mais eficaz. Por meio da inovação aberta, o setor mineral terá oportunidade de cooperação, desenvolvimento e aceleração de projetos de valor para o setor da mineração. Durante 2022, foram mapeadas iniciativas no Brasil e no mundo de inovação para descarbonização, onde foi identificada a grande oportunidade de colaboração com o governo do Reino Unido, por meio da Energy Systems Catapult, agência sem fins lucrativos implementada pelo governo do Reino Unido.

Para oficializar a cooperação entre Brasil e Reino Unido foi assinado convênio pela Embaixadora de Sua Majestade na República Federativa do Brasil, Stephanie Al-Qaq, pelo diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, e pela presidente do Mining Hub, Alessandra Prata. “A liderança do setor mineral com este projeto, além de outras iniciativas (em relação às questões climáticas) faz toda a diferença (...) juntos podemos inovar e criar soluções (...) não faltam recursos financeiros para projetos como esse; faltam visão, liderança e vocês (do setor mineral) têm”, disse a Embaixadora do Reino Unido.

Também participaram do evento Márcio Rojas da Cruz, coordenador-geral de Ciência do Clima do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, representante da ministra Luciana Santos; o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração, Mauro Henrique Sousa; o diplomata Gustavo Rosa, da divisão de Energia e Mineração do Ministério das Relações Exteriores – ele representou o ministro Mauro Vieira; e CEOs e gestores das mineradoras participantes do projeto de descarbonização.

As mineradoras associadas ao IBRAM já realizam há anos programas voltados à mitigação dos gases de efeito estufa (GEE), de ampliação de uso de energia limpa, entre outras iniciativas. Este movimento setorial está entre os compromissos da Agenda ESG da Mineração do Brasil, que o IBRAM e as mineradoras associadas desenvolvem nos últimos anos. Na última Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 27, no ano passado, o IBRAM lançou o ‘Guia de Resiliência Climática’ que visa orientar as mineradoras nas análises e providências relacionadas aos riscos climáticos, que comprometem o desempenho das operações minerárias. Na COP 28, a ser realizada em Dubai entre 30 de novembro e 12 de dezembro deste ano, a expectativa do IBRAM é apresentar os resultados preliminares do 3º Inventário de Gases e Efeito Estufa.

VEJA TAMBÉM

Indústria do cimento tem desafios para ser sustentável
DESCARBONIZAÇÃO

Indústria do cimento tem desafios para ser sustentável

10 set. 2026
IBRAM apoia pesquisa para mapear mineração na região
AMÉRICA LATINA

IBRAM apoia pesquisa para mapear mineração na região

21 set. 2026
IBRAM considera avanço Congresso aprovar política para minerais críticos e estratégicos
MINERAIS CRÍTICOS

IBRAM considera avanço Congresso aprovar política para minerais críticos e estratégicos

3 set. 2026

Artigos Relacionados

PlanGeo Geofísica e consulta pública são apresentados dia 28 de setembro
SGB24/09/2026

PlanGeo Geofísica e consulta pública são apresentados dia 28 de setembro

Jacobina Mineração Pan American Silver conquista I-REC 2025
CERTIFICAÇÃO24/09/2026

Jacobina Mineração Pan American Silver conquista I-REC 2025

Projeto Ferro Verde da Brazil Iron terá medição de carbono
EMISSÕES23/09/2026

Projeto Ferro Verde da Brazil Iron terá medição de carbono

IBRAM apoia pesquisa para mapear mineração na região
AMÉRICA LATINA21/09/2026

IBRAM apoia pesquisa para mapear mineração na região

Nexus Ligas lança selo para identificar produtos com menor pegada de carbono
MANGANÊS10/09/2026

Nexus Ligas lança selo para identificar produtos com menor pegada de carbono

Indústria do cimento tem desafios para ser sustentável

Indústria do cimento tem desafios para ser sustentável

Fernanda Ferrante assume direção de operações em Poços de Caldas
ALCOA09/09/2026

Fernanda Ferrante assume direção de operações em Poços de Caldas

IBRAM considera avanço Congresso aprovar política para minerais críticos e estratégicos

IBRAM considera avanço Congresso aprovar política para minerais críticos e estratégicos