Greve de servidores aponta fragilidade dos municípios

04/09/2023
O Governo não aceitou a proposta dos servidores e não há indicação de que os trabalhadores devem propor um novo caminho.
Sérgio Andrade, diretor da ONG Agenda Pública

 

O cientista político e diretor da ONG Agenda Pública, Sérgio Andrade, diz que a greve dos servidores da Agência Nacional de Mineração (ANM) é legítima, mas, ao mesmo tempo, demostra o quanto os municípios podem ser frágeis e dependentes do ponto de vista econômico. “A despeito da paralisação, a situação que tem ocorrido indica que é necessária uma diversificação das receitas dos municípios. Seja pelos problemas nos repasses dos recursos ou pela dependência de uma única atividade no território, no caso a mineração, tais municípios podem chegar a uma situação de interrupções no pagamento de fornecedores e até na prestação de serviços por conta do decréscimo significativo em seus recursos”, avalia. 

Esta é a sexta vez que os funcionários da autarquia entram em greve por questões salariais e trabalhistas. O Governo não aceitou a proposta dos servidores e não há indicação de que os trabalhadores devem propor um novo caminho. “A greve alerta para a demora na criação de políticas modernas para diversificação da economia. A adoção dessas políticas devem visar à atração de investimentos, complexificação de cadeias de valor e à geração de oportunidades de acordo com vocações e oportunidades regionais”, alerta Andrade. Ao menos 200 municípios disputam anualmente o topo do ranking governamental das cidades que melhor administram os recursos gerados pela mineração.

Direto da Fonte