Cinco estados ligados pela Ferrovia Norte-Sul

19/06/2023
ligação ferroviária entre São Paulo e Maranhão, que vai impulsionar o desenvolvimento de cinco estados

 

O Governo Federal, Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) inauguraram, em 16 de junho, a Ferrovia Norte-Sul (FNS), ligação ferroviária entre São Paulo e Maranhão, que vai impulsionar o desenvolvimento de cinco estados e quatro regiões do Brasil. O ramal tem 2.257 km de trilhos e permite o escoamento da safra do Centro-Oeste e do Sudeste pelo Arco Norte.

A ligação total da FNS ocorre com a inauguração do Tramo Central, no Terminal Rodoferroviário da concessionária Rumo S.A., localizado no município de Rio Verde (GO). Agora, a ligação férrea entre Estrela D’Oeste (SP) e Açailândia (MA) estará 100% operacionalizada. A ferrovia foi projetada para ser a espinha dorsal do transporte ferroviário brasileiro, integrando de maneira estratégica o território nacional e contribuindo para a redução do custo logístico do transporte de cargas no país.

A FNS está dividida em três tramos, dos quais o primeiro (Tramo Norte) entre Açailândia (MA) e Porto Nacional (TO) com 720 km de extensão se encontra em operação comercial pela subconcessionária Ferrovia Norte Sul S.A desde 2007. O segundo é o tramo compreendido entre Palmas (TO) e Anápolis (GO) (Tramo Central), com 855 km de extensão, e que está em operação com movimentação de carga pela Valec desde 2015. A estatal já promoveu o transporte de farelo de soja, madeira triturada, minério de manganês, barras de trilhos, locomotivas e vagões.

O terceiro tramo compreende a ligação dos municípios de Ouro Verde de Goiás (GO) e Estrela d´Oeste (SP) (Tramo Sul), com 682 km de extensão. As obras estão em fase final. O terceiro tramo será o maior polo de carga de toda a Ferrovia Norte-Sul, situado próximo aos municípios de Rio Verde, Santa Helena, Jataí, Edéia e Quirinópolis.

Em 2019, a ANTT realizou leilão para subconcessão do Tramo Centro da FNS por um período de 30 anos, entre Porto Nacional (TO) e Estrela d'Oeste (SP), nos trechos entre: Porto Nacional/TO e Anápolis/GO; e Ouro Verde de Goiás/GO e Estrela d'Oeste/SP. Esse último trecho é o que faltava para conectar e finalizar a ferrovia de ponta a ponta.

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