CBMM e WEG usam nióbio em motor elétrico

14/09/2023
Nos testes de validação experimental, o material nanocristalino com nióbio proporcionou reduziu em 53% as perdas totais do motor aumentando em 6,7% o seu rendimento.

 

Produtora e fornecedora de nióbio, a CBMM fechou parceria com a WEG Equipamentos Elétricos para utilização de um material nanocristalino em motores elétricos de fluxo axial. No projeto, o material nanocristalino tem nióbio em sua composição e foi usado como constituinte do núcleo magnético do motor. O nióbio é um metal de transição, capaz de transformar as propriedades de outros materiais, o que amplia consideravelmente seu leque de aplicações, além de possuir alta condutividade térmica e elétrica, maleabilidade, alta resistência ao calor e ao desgaste mecânico, sendo amplamente utilizado na indústria eletrônica.

Nos testes de validação experimental realizados na WEG, o material nanocristalino com nióbio proporcionou reduziu em 53% as perdas totais do motor aumentando em 6,7% o seu nível de rendimento, quando comparado com o mesmo projeto baseado em aço silício, material tradicionalmente usado na fabricação de motores elétricos. Este ganho representou redução na temperatura de operação e, consequentemente, aumento na densidade de potência do motor.

Os motores de fluxo axial apresentam projeto compacto, elevada densidade de potência e alto desempenho, e aplicam-se ao propósito de uso de produtos mais sustentáveis ao demandar menos recursos para sua fabricação e reduzir o consumo de energia elétrica devido à sua alta eficiência operacional.

Direto da Fonte