Anglo American e Nippon Steel assinam parceria

15/07/2022
As duas empresas vão otimizar o minério granulado premium para reduzir as emissões por meio do processo tradicional de fabricação de aço de alto-forno.

 

A Anglo American e a Nippon Steel Corporation assinaram um memorando de entendimento para trabalharem juntas com o fim de acelerar a transição para a produção de aço com baixo teor de carbono, aproveitando as qualidades físicas premium do minério de ferro da Anglo American para ajudar a reduzir as emissões. “Este acordo é um componente importante da abordagem da Anglo American para colaborar com nossos clientes e ajudar a moldar um futuro mais verde para a espinha dorsal da infraestrutura global – o aço”, disse Peter Whitcutt, CEO do negócio de Marketing da Anglo American. 

Para o executivo, o trabalho com a Nippon Steel pode impulsionar a descarbonização em nível de sistema e pavimentar o caminho para uma siderurgia sustentável, dando sustentação a todo o potencial da indústria siderúrgica como facilitadora da prosperidade econômica e do desenvolvimento social mais amplo da sociedade. A Anglo American fornece carvão siderúrgico e minério de ferro de alta qualidade para clientes de aço em todo o mundo. Como parte do acordo, as duas empresas vão pesquisar maneiras de otimizar o minério granulado premium produzido pelas minas da Anglo American para reduzir as emissões por meio do processo tradicional de fabricação de aço de alto-forno (BF).

O projeto também se concentrará no estudo do uso do minério de ferro da Anglo American no método de fabricação de aço com redução direta de carbono (DRI) mais eficiente em carbono. Estima-se que o DRI gere emissões significativamente menores do que as rotas de fabricação de aço mais prevalentes de altos-fornos e fornos de oxigênio básico. Peter Whitcutt acrescentou: “Nosso portfólio de produtos se concentra em metais e minerais fundamentais para a transição para um mundo de baixo carbono. Trabalhar com nossos clientes é um dos pilares de nossos esforços para reduzir as emissões em toda a nossa cadeia de valor – a maioria das quais está associada ao uso a jusante de nossos produtos na siderurgia. Estamos ansiosos para colaborar neste importante trabalho com a Nippon Steel, com quem temos um relacionamento de mais de cinco décadas, combinando nossa experiência para processos de produção mais eficientes e menos intensivos em carbono”. 

Em outubro de 2021, a publicação do Relatório de Mudanças Climáticas da Anglo American estabeleceu a ambição de reduzir as emissões do Escopo 3 em 50% até 2040, com base em um compromisso preexistente de alcançar a neutralidade de carbono em suas operações até o mesmo ano. A cadeia de valor do aço foi reconhecida como essencial para alcançar tal meta, com a maioria das emissões de Escopo 3 da Anglo American vinculadas a materiais vendidos na indústria. O relatório delineou uma abordagem holística para a descarbonização, baseada em várias alavancas, incluindo o desenvolvimento de produtos de alta qualidade para alimentar processos de produção mais eficientes e menos intensivos em carbono, impulsionar a eficiência e minimizar as emissões e trabalhar com os clientes para acelerar os esforços de descarbonização. Em março do mesmo ano, a Nippon Steel publicou a iniciativa "Nippon Steel Carbon Neutral Vision 2050" para combater os excessos às mudanças climáticas. Através do programa, produzido em torno da transição para métodos de produção inovadores e mais sustentáveis e a adoção de tecnologias inovadoras, a Nippon Steel pretende reduzir as emissões em 30% até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.