Alunorte adota gás natural para reduzir emissões de carbono
O governador Helder Barbalho e autoridades estaduais e municipais de Barcarena conheceram, dia 14 de agosto, a Estação de Distribuição de Gás Natural da Alunorte. A visita técnica fez parte da programação da entrega do Sistema de Distribuição de Gás Natural da Companhia de Gás do Pará. Os visitantes foram acompanhados pelo CEO da Norsk Hydro Brasil, Anderson Baranov, o vice-presidente de operações de Bauxita & Alumina da Hydro, Carlos Neves, e o vice-presidente de Estratégia, Energia e Sourcing, Sandy Sutherland, entre outros executivos. O marco de visita à Estação de Distribuição de Gás Natural da Alunorte é um reconhecimento do protagonismo da Hydro na transição energética no estado e o pioneirismo na produção de alumina no Norte e Nordeste do Brasil usando gás natural. Em julho, a refinaria eliminou totalmente o uso do óleo combustível pesado para produção de vapor, contribuindo para o processo de descarbonização da operação.
A mudança de matriz energética para substituir o óleo combustível pesado pelo gás natural na Alunorte reduzirá as emissões anuais de CO2 da refinaria em 700 mil toneladas quando estiver concluída A execução do projeto é uma etapa fundamental para a estratégia climática da Hydro e o compromisso global de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 30% até 2030. A Alunorte tem um consumo anual esperado de gás natural de 29,5 Tbtu, substituindo 700 mil toneladas de óleo combustível por ano. “Com este projeto, a Hydro se tornará o maior consumidor individual de gás natural no Brasil. Isso reforça o compromisso da empresa com a mudança do jogo do alumínio e com uma produção com uma pegada de carbono cada vez menor”, declara Anderson Baranov, presidente da Norsk Hydro Brasil.
Para viabilizar este projeto, foram realizadas mudanças significativas nas estruturas da refinaria, com foco específico em instrumentação, automação e segurança de processo. “Adicionamos as mais modernas tecnologias disponíveis mundialmente para controles e eficiência na operação com gás natural. Estamos muito orgulhosos da jornada para o cumprimento do compromisso de descarbonização da Hydro”, afirma Carlos Neves, vice presidente de Operações da Hydro Bauxita & Alumina. No processo de preparação para receber o gás natural na refinaria, cerca de 800 postos de trabalho foram criados no ápice da obra de implantação do projeto. Ao iniciar a produção de alumina com o uso de gás natural como fonte de energia, a Alunorte atende o compromisso da empresa com o Governo do Pará, conforme acordo para isenção fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). A iniciativa também viabilizou a chegada do gás natural na região, possibilitando a atração de outros empreendimentos. O investimento de R$ 1,3 bilhão para substituir o óleo combustível pelo gás natural reduzirá equivalente a 30% das emissões de carbono na operação da Alunorte. Ao todo, seis caldeiras de geração de vapor e todos os calcinadores da refinaria irão operar plenamente com a nova matriz energética.