Albras investe em liga PFA para indústria automotiva

16/02/2022
Desenvolvida como um item de maior valor agregado, a PFA é feita a partir do alumínio primário com adição de silício, magnésio, estrôncio e titânio.

 

Instalada em Barcarena (PA), a Albras ampliou em quase 100% a produção da liga PFA (Primary Foundry Alloy, ou Liga de Alumínio Primário em inglês), após dois anos de seu lançamento. O produto é utilizado em especial na indústria automotiva para a produção de rodas de liga leve e componentes veiculares. 

Desenvolvida como um item de maior valor agregado, a PFA é feita a partir do alumínio primário com adição de silício, magnésio, estrôncio e titânio. Em 2021, a Albras produziu 9.098 toneladas da liga, ou seja, quase o dobro do volume produzido em 2020, que foi de 5.459 ton. Para 2022, a previsão é a Albras produzir próximo de 14 mil toneladas.

A Albras adquiriu equipamentos nos últimos anos e capacitou recursos humanos específicos para fabricar a liga. O PFA pode ser usado também em pistões para motores de automóveis, que é um cilindro sólido de metal, chamado de “coração” do motor de combustão interna. “Como esse produto é diferenciado em relação aos demais, fizemos vários investimentos na aquisição de novos equipamentos vindos da Europa; novo forno; qualificação de mão-de-obra local e na modernização do nosso laboratório”, conta André Fornaziero, gerente sênior da Fundição da Albras. 

Segundo Fornaziero, o aumento nas vendas de PFA é resultado de fatores externos, ligados a novos direcionadores da indústria automotiva, e também da confiabilidade do produto da Albras. “Além disso, temos um time engajado com foco em integrar a produção com qualidade, segurança e sustentabilidade”, ressalta. A PFA é um dos itens do atual portfólio de produtos da Albras, que conta ainda com alumínio líquido, ligas especiais, lingotes de alumínio em liga P0610, P1015, P1020 e barramentos.