Albras e Hydro REIN firmam parceria para usina

03/05/2022
Acordo representa 12% da demanda anual da Albras, que é a maior consumidora de eletricidade do Brasil, com uma única unidade industrial. 

 

A Albras firmou parceria com a Hydro REIN e com a Atlas Renewable Energy para desenvolver, construir e operar um projeto de autoprodução de energia em uma usina solar que será construída em Minas Gerais. Denominado Boa Sorte, o projeto terá capacidade total instalada planejada de 438 MW e fornecerá energia renovável de longo prazo para a Albras. 

No projeto de autoprodução, a Albras assinou um acordo de compra chamado PPA (Power Purchase Agreement, em inglês) com a usina solar de Boa Sorte para um fornecimento anual de energia de 815 GWh (aproximadamente 100 MW) no período 2025/2044. Isso representa 12% da demanda anual de energia elétrica da Albras, que é a maior consumidora de eletricidade do Brasil, com uma única unidade industrial. 

A Albras, há 37 anos produzindo alumínio, é abastecida exclusivamente pela Usina Hidrelétrica de Tucuruí, da Eletronorte. Com o acordo com a Boa Sorte, a empresa diversificará o fornecimento de energia e apoiará sua competitividade internacional a longo prazo. A usina solar de Boa Sorte é uma joint venture com a Hydro Rein e a Atlas. A joint venture aguarda a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A construção da usina está planejada para começar no quarto trimestre de 2022, com início das operações previsto para o quarto trimestre de 2023. 

O fornecimento à Albras terá início no primeiro trimestre de 2025 e a Albras participará do projeto como principal consumidora do projeto de autoprodução, bem como investidor. A Albras está localizada no Pará e é uma joint venture entre Hydro e NAAC (Nippon Amazon Aluminium Co.Ltd.). A companhia é a maior produtora de alumínio primário do Brasil, com capacidade de 460 mil  toneladas anuais, abastecendo os mercados doméstico e internacional.