6º. SEMBA destaca potencial mineral da Bahia
Entre os dias 13 e 15 de agosto de 2024, a cidade de Ilhéus foi palco do 6º. SEMBA (Seminário de Mineração da Bahia), evento idealizado para ocorrer anualmente, de forma itinerante, nas diversas regiões mineradoras do estado e que foi realizado com o apoio do Sindicato das Indústrias Extrativas de Minerais Metálicos, Metais Nobres e Preciosos, Pedras Preciosas e Semipreciosas e Magnesita no Estado da Bahia - SINDIMIBA, tendo sua organização sempre a cargo de uma das mineradoras filiadas ao Sindimiba.
Este ano a empresa Atlantic Nickel, do grupo Appian Capital Brazil, esteve a frente da organização, escolhendo Ilhéus por ser um dos municípios ligados a suas atividades, já que é pelo porto de Ilhéus que toda a sua produção é exportada.
A abertura do evento contou com a presença de dirigentes das principais mineradoras em atividade na Bahia, assim como representantes do governo do estado, prefeitura municipal, universidades estaduais e federais, empresas prestadoras de serviços e a imprensa. Todos foram brindados com a apresentação de orquestra mantida pelas ações sociais da Atlantic Nickel.
Segundo os organizadores, o SEMBA é tradicionalmente voltado para o desenvolvimento da mineração baiana e durante os três dias de evento discutiu-se o cenário atual e potencialidades da mineração, desafios e oportunidades, apresentação de inovações e novas tecnologias utilizadas, meio ambiente, logística, as principais tendências em ESG e relacionamento das mineradoras com as comunidades onde atuam, além de apresentação de estudos e casos de sucesso realizados por pequenos e grandes players do setor.
Visando dar visibilidade ao potencial do mercado mineral baiano, a edição de 2024 do SEMBA, contou com mais de 500 participantes de 111 empresas (um aumento de 30% em relação ao ano de 2023), além de representantes de outros 14 estados brasileiros.
Durante o evento, alguns dos palestrantes foram entrevistados e através dos debates apresentados, todos puderam vislumbrar o futuro promissor da mineração baiana”, disse
Diogo Queiroga, principal responsável pela organização do seminário. “O sentimento predominante foi de empolgação pelo crescimento do setor de mineração na Bahia, que atualmente já ocupa a terceira posição na produção mineral no País. Além disso, as discussões sobre inovações no setor, bem como temas de inclusão e diversidade, também foram recebidas com entusiasmo pelos participantes”.
Marcaram presença, com stand, mineradoras, empresas de serviços, assessoria ambiental e de informática especializada para o setor, divulgando seus produtos e serviços.
A programação do 6º SEMBA foi finalizada com um painel de lideranças, sendo a Largo Mineração representada pelo seu diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Brasil - Heitor Duarte, o Diretor Executivo de Operações da Ero Brasil Caraíba - Marcos Graciano e o Chief Financial Officer da Appian/Atlantic Nickel - Milson Mundim.
Assim como na abertura do evento, a despedida foi marcada pela apresentação de um coral, formado por crianças da comunidade circunvizinha, beneficiadas por programas sociais da Atlantic Nickel.
Como parte da programação da 6ª edição do Seminário de Mineração da Bahia, no último dia do evento (16/08), foi realizado o Atlantic Nickel Tour para os participantes do SEMBA.
Durante a visita técnica, 50 participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da empresa e observar de perto suas operações. O tour incluiu visitas à área de: mina, operação e manutenção da planta e à Barragem Santa Rita, onde os visitantes puderam ver de perto as práticas de segurança, inovação tecnológica e sustentabilidade adotadas pela Atlantic Nickel.