11 toneladas de latinhas recicladas no Rock in Rio

11/10/2022
A reciclagem das mais de 11 toneladas de latinhas de alumínio irá evitar a extração de aproximadamente 56 toneladas de bauxita.

 

A Novelis irá reciclar mais de 11 toneladas de latinhas de bebidas consumidas durante os sete dias de apresentações do Rock in Rio Brasil 2022, realizado em setembro. A sucata de alumínio recolhida no evento passou por separação e pesagem antes de ser enviada para o centro de coleta da empresa em São Gonçalo (RJ), de onde partirá para a fábrica localizada em Pindamonhangaba (SP). 

A companhia viabilizou o projeto graças a uma parceria com a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), a startup Reutiliza Já e a colaboração de 80 catadores das cooperativas Recicla Mais, Cooper Ecológica e Coopama que, unidas, desenvolveram um trabalho inédito – desde a triagem dos materiais recicláveis até a rastreabilidade dos resíduos com a tecnologia blockchain, que proporciona o mapeamento de dados ligados à economia de energia, impacto social, extração de matéria-prima da natureza e emissão de carbono evitada a partir do reaproveitamento do material recolhido. 

Segundo dados da plataforma ANCAT Reutiliza Já, a reciclagem das mais de 11 toneladas de latinhas de alumínio irá evitar a extração de aproximadamente 56 toneladas de bauxita, necessária para a produção do alumínio primário. As latas coletadas contribuem ainda para o modelo de referência de economia circular que, em 2021, alcançou o índice histórico de reciclagem de 98,7%. “A partir da reciclagem, minimizamos o impacto no planeta, pois para cada um quilo de lata reciclada é poupada a extração de cinco quilos de bauxita. Além disso, temos matéria-prima para novas embalagens, já que o alumínio é infinitamente reciclável e não perde suas propriedades no processo”, explica Beatriz Sobreira, gerente sênior de Estratégia e Sustentabilidade da Novelis América do Sul.

No âmbito social, 350 pessoas foram beneficiadas diretamente e mais de 100 toneladas de todos os tipos de materiais recicláveis recolhidos no Rock in Rio Brasil 2022 voltarão, em breve, à indústria. As empresas parceiras do festival – Coca-Cola, Braskem, Natura, Heineken, Nissin e Pepsico serão beneficiadas com o retorno dos itens reaproveitados.