Unidade de Poços de Caldas recebe selo ASI

09/09/2022
Fundado em 1965, o site de Poços de Caldas foi o primeiro empreendimento da Alcoa no Brasil e inclui uma mina de bauxita, refinaria de alumina e fundição de alumínio.

 

A Alcoa Corporation obteve a certificação da Aluminum Stewardship Initiative (ASI) para suas operações de Poços de Caldas, no Brasil. Com o selo, a companhia passa a ter todas as suas unidades brasileiras certificadas pela ASI, o que eleva para 17 o número global de unidades da Alcoa que receberam a certificação do Padrão de Desempenho da ASI. 

Fundado em 1965, o site de Poços de Caldas foi o primeiro empreendimento da Alcoa no Brasil e inclui uma mina de bauxita, refinaria de alumina e fundição de alumínio, todas aprovadas nas avaliações necessárias para obter a certificação da ASI para o Padrão de Desempenho. Além disso, a unidade de Poços de Caldas é a única produtora da empresa de pó de alumínio que pode ser utilizado em diversas aplicações industriais. “Esta certificação é um marco importante em nossos esforços para garantir que todas as nossas operações brasileiras sigam os mais altos padrões de sustentabilidade”, disse Otavio Carvalheira, Presidente da Alcoa no Brasil e Vice-Presidente de Operações. 

O executivo diz ainda que a obtenção do selo ASI só demonstra o compromisso da Alcoa com os stakeholders e com a segurança da operação, proteção ao meio ambiente e respeito às pessoas, além de produzir produtos para um mundo mais sustentável. 

O programa de Certificação ASI é o mais abrangente da indústria de alumínio, aplicável tanto a produtores a montante como a fabricantes a jusante. Os padrões desenvolvidos com várias partes interessadas abrangem questões ambientais, sociais e de governança (ESG) relevantes que afetam toda a cadeia de valor do alumínio, como emissões de gases de efeito estufa, biodiversidade e direitos humanos. “A ASI parabeniza a Alcoa pela obtenção da Certificação de Padrão de Desempenho em suas operações de Poços de Caldas”, disse Fiona Solomon, CEO da ASI. “A sustentabilidade é uma jornada contínua que desafia constantemente as empresas a melhorar e se adaptar”. 

A unidade mineira da Alcoa avança também na implementação do sistema de filtragem de prensa para resíduos de bauxita, solução já implementada pela primeira vez na Austrália Ocidental e que proporciona economiza de água e reduz os requisitos de terra para resíduos de bauxita. 

A sede global da Alcoa Corporation também recebeu recentemente a certificação ASI para o Padrão de Desempenho. A empresa tem a capacidade de vender bauxita, alumina e alumínio com certificação ASI globalmente devido aos locais serem certificados tanto pelo Padrão de Desempenho quanto pelos padrões da Cadeia de Custódia (CoC).

Direto da Fonte