Daniel Santos é o novo presidente e VP de Operações da Alcoa no Brasil

01/04/2024
O executivo terá o desafio de comandar mais de 15 mil colaboradores nas três unidades de operação, localizadas em Juruti (PA), Alumar (MA) e Poços de Caldas (MG).

 

A Alcoa Brasil anunciou Daniel Santos como o novo presidente e vice-presidente de Operações da companhia. O executivo terá o desafio de comandar mais de 15 mil colaboradores nas três unidades de operação, localizadas em Juruti (PA), Alumar (MA) e Poços de Caldas (MG), impulsionando o desempenho operacional e econômico e aumentando a competitividade nos mercados nacional e internacional.

Ex-CEO da Mineração Taboca e com passagens pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e Anglo American, Daniel Santos substituirá Walmer Rocha, Diretor de Operações da Alumar (MA), que assumiu a posição interinamente após a aposentadoria de Otavio Carvalheira, em dezembro de 2023. Baseado em São Paulo, o novo presidente também atua como membro-chave da equipe de liderança das operações globais da empresa, que é referência em mineração de bauxita e produção de alumina e alumínio. Daniel terá uma agenda ASG como direcionador para colocar em prática projetos transformadores para a indústria, relacionados à transição energética, descarbonização, economia circular e gestão sustentável de resíduos.

Bacharel em Engenharia de Minas com MBA em Negócios e Estratégia, além de mestrado em Economia Mineral, Daniel conta com uma vasta experiência em indústrias de commodities de fosfato, ouro, minério de ferro, cobre, níquel, estanho, nióbio e tântalo, onde desenvolveu projetos estratégicos e acumulou conhecimentos sobre engenharia de processos e controle de qualidade, por exemplo. “Estou muito feliz e honrado por agora ser parte desta equipe. Agradeço ao time executivo da Alcoa pelo privilégio de poder liderar nossas Operações no Brasil. Estou extremamente orgulhoso do que a equipe conseguiu realizar até aqui. A empresa já adota as melhores práticas de inovação e na gestão das pessoas. Atua com eficiência, segurança e sempre movida pelos conceitos e pela prática da sustentabilidade. Quero seguir em frente com este trabalho, buscando incessantemente a excelência em nossas operações, incentivando soluções cada vez mais inovadoras, reduzindo os riscos, fortalecendo a disciplina e a estabilidade operacional, e gerando valor compartilhado para toda a cadeia, com prioridade para as comunidades onde estamos presentes”, declara Daniel Santos.

Direto da Fonte