As vendas líquidas da Volvo Construction Equipment (VCE) somaram 21,812 milhões de coroas suecas no quarto trimestre de 2021, um aumento de 5% na comparação com o mesmo trimestre de 2020. As vendas líquidas ajustadas pelos movimentos cambiais cresceram 2%, enquanto a comercialização de serviços teve incremento de 14%. No mesmo período, a entrada global de pedidos diminuiu 24% e as entregas se reduziram em 18%, devido principalmente ao declínio no mercado chinês.
Em 2021, as vendas líquidas da VCE totalizaram 92,031 milhões de coroas suecas, alta de 81,453 milhões de coroas suecas, demonstrando que o mercado global continua a se recuperar do impacto inicial causado pelas interrupções de 2020. A margem operacional ajustada foi de 13,3%, um aumento de 12,4%. A VCE explica que manteve sólido crescimento no último trimestre de 2021, principalmente com os altos investimentos em infraestrutura na Europa, América do Norte e América do Sul. Todas as regiões fora da China tiveram melhores resultados no último trimestre de 2021, com uma expansão das vendas de serviços e das entregas de máquinas elétricas compactas em países importantes. A queda na China se deve a um mercado saturado de escavadeiras, após os altos níveis de vendas e a desaceleração geral nos investimentos em construção e infraestrutura.
O último trimestre de 2021 acompanhou o primeiro embarque da escavadeira elétrica EC230 de 20 toneladas da VCE para o mercado asiático, estabelecendo mais um marco para o futuro elétrico da empresa. As vendas da escavadeira elétrica ECR25 e da carregadeira de rodas elétrica L25 registraram entregas de 321 equipamentos em 2021 nos principais mercados. A revelação de um novo conceito de carregadeira elétrica autônoma, a Volvo LX03, reforçou o direcionamento da marca rumo à descarbonização. “O setor continua enfrentando os efeitos da pandemia e os desafios adicionais, como interrupções no transporte, escassez global de componentes e uma cadeia de suprimentos sobrecarregada”, declara Melker Jernberg, presidente da Volvo CE. “Mas, graças ao trabalho dedicado de nossa equipe, parceiros e fornecedores, continuamos a oferecer boa lucratividade e demos vários passos importantes em nossos esforços para liderar a transição para uma indústria de construção neutra em carbono. A maior flexibilidade, digitalização e inovação em nossos produtos e serviços e as metas rigorosas que nos propusemos para a construção de um mundo melhor contribuíram para um desempenho sólido em 2021”, finaliza.