Veículo com aço livre de combustíveis fósseis

23/10/2021
É um transportador de carga para uso em mineração e pedreiras.

 

O Grupo Volvo mostrou o primeiro veículo feito de aço livre de combustíveis fósseis, produzido pela SSAB. É um transportador de carga para uso em mineração e pedreiras que foi apresentado durante evento em Gotemburgo, na Suécia. “É um marco ter o primeiro veículo desenvolvido a partir de aço livre de combustíveis fósseis da SSAB. A transição verde é possível, traz resultados e é o que demonstra a nossa colaboração com o Grupo Volvo”, afirma Martin Lindqvist, presidente e CEO da SSAB.

O mandatário da SSAB diz que a empresa continuará a reduzir o impacto climático em todo o processo produtivo até o cliente final, além de garantir a este último um aço de alta qualidade. “A expectativa é de dar continuidade ao trabalho de pesquisa e desenvolvimento junto com o Grupo Volvo, para produzir mais produtos de aço livres de combustíveis fósseis”, acrescenta Lindqvist.

Em 2026, a SSAB planeja fornecer ao mercado aço livre de combustíveis fósseis em escala comercial, após a conversão de seus altos-fornos Oxelösund na Suécia, em um forno elétrico a arco, usando a tecnologia HYBRIT (Hydrogen Breakthrough Ironmaking Technology), que substitui o carvão de coque tradicionalmente utilizado para a produção de aço à base de minério de ferro, por eletricidade que é livre de carbono e o hidrogênio. O processo é um movimento decisivo em direção à eliminação das emissões de dióxido de carbono na produção de aço. De acordo com o presidente e CEO do Grupo Volvo, Martin Lundstedt, a iniciativa com a SSAB estabelece um benchmark rumo a um futuro livre de combustíveis fósseis. “Assim como as nações se reúnem na COP26, para tratar das mudanças climáticas, as organizações e indústrias atuam em colaboração, para desenvolver soluções inovadoras em prol de um futuro livre de emissões de gases de efeito estufa”, explica. “O comprometimento com parcerias pioneiras como esta, envolvendo a SSAB, para desenvolver veículos e implementos seguros, eficientes e atrativos rumo à adoção de um sistema de infraestrutura e transporte mais sustentável para o futuro”.

Em agosto de 2021, a SSAB mostrou a primeira chapa de aço livre de combustíveis fósseis produzida a partir de ferro esponjoso com redução de hidrogênio produzida na fábrica piloto da HYBRIT em Lulea, Suécia. A HYBRIT é uma iniciativa de colaboração entre SSAB, a mineradora LKAB e Vattenfall em direção a uma cadeia de valor para produção de aço livre de combustíveis fósseis.