Vallourec e Açotubo criam joint venture

07/10/2021
O novo negócio terá como foco o fornecimento de tubos de aço e soluções tubulares para a indústria em geral.

 

A Vallourec anunciou o lançamento da Vallourec Tubos para Indústria (VTI), uma joint venture entre a sua Unidade de Tubos Trefilados e Perfilados com a Divisão de Tubos Trefilados e Peças do Grupo Açotubo. O novo negócio terá como foco o fornecimento de tubos de aço e soluções tubulares para a indústria em geral, especialmente para os segmentos automotivo, energia, máquinas e equipamentos industriais. 

 “As duas empresas têm uma grande afinidade cultural. A Vallourec reforça o seu posicionamento junto aos setores que já atende, mas ampliando o portfólio de produtos com a VTI, enquanto a Açotubo aumenta a sua participação no ramo industrial. Os processos de produção complementares e a semelhança organizacional formaram o cenário ideal para o fechamento da parceria”, explica Rodrigo Rennó, CEO da VTI. Já Bruno Bassi, CEO do Grupo Açotubo, comenta que no caso de sua empresa, a divisão de Tubos de Aço segue com o foco em distribuição e continuaremos comprando de diversos players de mercado. “A parte da Divisão de Tubos Trefilados e Peças passa a fazer parte da VTI, que também poderá fornecer para a Açotubo”, ressalta Bassi. 

A divisão societária será de 75% da Vallourec e 25% da Açotubo em participações, sendo que a gestão será feita completamente pela Vallourec. A VTI terá sede em Minas Gerais, além de duas plantas em São Paulo, contando com mais de 500 empregados. A joint venture terá capacidade para trefilar entre 60 e 70 mil toneladas anuais de tubos com e sem costura, além das operações de corte, dobra, transformação dos tubos em peças e componentes. O foco é o mercado nacional, mas as exportações também fazem parte do plano. “A exportação está no DNA da Vallourec e, considerando que o Brasil será o primeiro lugar no mundo onde atuaremos com os produtos que serão disponibilizados pela VTI, isso abre possibilidades lá fora também”, diz Rodrigo Rennó.