Vale compra condomínio de luxo em Nova Lima

26/01/2022
Estudo considerou o local (imóvel) "área de risco" devido à proximidade das barragens.

 

A Vale comprou todas as casas e lotes do condomínio de luxo Jardim Monte Verde, localizado às margens da BR-040, em Nova Lima (MG), após um estudo geológico constatar trincas e rachaduras em diversos imóveis, além de detectar instabilidade nas construções por conta da atividade de mineração nas imediações. O condomínio fica próximo à mina Mar Azul e muito perto das barragens B6/B7 da estrutura. A mina Capão Xavier está localizada do outro lado da rodovia. O residencial possui 51 lotes e infraestrutura com clube particular, quadras de vôlei e futebol, centro de convivência e parque infantil. 

O estudo considerou o local (imóvel) "área de risco" devido à proximidade das barragens. As mais de 30 casas e 51 lotes do condomínio teriam custado à Vale mais de R$ 100 milhões. A companhia não informou o valor oficial da negociação. Além de adquirir os imóveis, a Vale também pagou indenizações aos moradores por danos no processo. 

A Vale já havia feito proposta aos moradores em 2020 para reparação da área, o que incluiu a aquisição dos imóveis e indenização às famílias. Em nota, a mineradora disse, ainda, que um estudo técnico feito por uma empresa terceirizada "constatou interferências da operação da mina Capão Xavier em área do condomínio Jardim Monte Verde, em Nova Lima (MG)”. "De acordo com a pesquisa, a geologia do terreno é mais suscetível a deformações do solo", disse a Vale. A empresa deve compensar a Prefeitura de Nova Lima, já que as ruas internas do condomínio são públicas, ou seja, pertencem ao município. 

O Complexo da Mina de Mar Azul possui diversas barragens, sendo a B6/B7 a mais próxima do condomínio. A B3/B4 está a aproximadamente 500 metros do residencial. A barragem B3/B4 é uma das estruturas em nível 3 desde 2019. A Vale realiza plano de descomissionamento da barragem e retirou cerca de 200 moradores de suas casas próximas da Zona de Autossalvamento (ZAS), ou seja, nas imediações da barragem, e poderiam ser atingidos em caso de rompimento. Do outro lado da BR-040, está a mina Capão Xavier, que entrou em operação em junho de 2004, pela Vale em 2007. (Com informações da Itatiaia)