Vale, BHP, Samarco e credores chegam a acordo

01/06/2023
acordo vinculante, que determina os parâmetros da reestruturação da dívida da Samarco.

 

A Vale chegou a um acordo conjunto com a BHP Billiton Brasil e Samarco Mineração e determinados credores, que detêm mais de 50% dos títulos de dívida e dívidas bancárias sem cobertura da Samarco, em um acordo vinculante, que determina os parâmetros da reestruturação da dívida da Samarco.

A reestruturação da dívida será implementada por meio de um plano de reestruturação consensual, sujeito à aprovação da maioria dos credores e à homologação do Juízo da Recuperação Judicial (RJ). Pelo acordo, a Samarco deverá concluir a Recuperação Judicial com uma estrutura de capital enxuta.

Os pagamentos aos credores financeiros serão feitos ao longo do tempo, de acordo com o ramp-up operacional e geração de fluxo de caixa da Samarco. O desembolso da Samarco para financiar a reparação será limitada a US$ 1 bilhão entre 2024 e 2030, com contribuições adicionais dependendo do excesso de fluxo de caixa gerado pela companhia. O saldo remanescente da reparação deverá ser dividido igualmente entre a Vale e a BHP.

Direto da Fonte