Timbro investe R$ 150 milhões em parceria com Zeus Mineradora

05/12/2024
O empreendimento será focado na extração, em especial, de minério de ferro e manganês.

 

A plataforma de negócios e comércio internacional Timbro anunciou investimento de R$ 150 milhões em parceria com a Zeus Mineradora em novos projetos de mineração para desenvolver operações de extração mineral no Norte e Nordeste do Brasil, com aquisições de minas já licenciadas e autorizadas pelos órgãos anuentes do meio ambiente, fortalecendo o portfólio da empresa no setor. Com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2025, o projeto vai diversificar e ampliar operações em mineração e logística. O empreendimento será focado na extração, em especial, de minério de ferro e manganês. 

O acordo permitirá à Timbro realizar todo o transporte e exportação do minério de ferro utilizando barcaças até os portos mais próximos, garantindo um processo logístico mais eficiente e sustentável. “Este investimento reflete nosso compromisso com a diversificação e o crescimento. Ao estabelecer essa colaboração com a Zeus Mineradora, fortalecemos nossa capacidade de atender à demanda global por minérios brasileiros, ampliando as opções para nossos clientes e consolidando nossa presença no mercado”, disse Bruno Russo, sócio-fundador e vice-presidente da Timbro. 

Márcio Schier, diretor de Mineração da Timbro, também destaca o compromisso com a sustentabilidade: “Nossa nova operação é pautada na sustentabilidade, já que o transporte fluvial garante o selo verde. Além disso, este investimento aprimora a logística, otimizando recursos e reduzindo custos”. Os projetos da Zeus Mineradora atendem a todos os requisitos legais, com as licenças necessárias emitidas pelos órgãos reguladores. 

Com 15 escritórios distribuídos em países como China, Japão, México, Estados Unidos, Portugal, Suíça, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos, com um hub estratégico na China, a Timbro prevê ampliar o volume de exportações de minérios das 600 mil toneladas em 2024 para mais de 1 milhão de toneladas no próximo ano. Além disso, Russo diz que a trading continua a fortalecer a presença em setores-chave com investimentos robustos, como o Centro automotivo de Cariacica (ES), com capacidade para 12 mil veículos e o Laboratório de homologação de emissões no Brasil, referência no setor. “Estamos atentos a novas oportunidades de crescimento, diversificando nossas operações e consolidando nossa presença global”.