St George anuncia japonesa ATL como nova acionista

O acordo demonstra também o crescente interesse internacional pelos ativos da companhia, com destaque para o Projeto Araxá, voltado ao desenvolvimento de terras raras e nióbio.
A St George Mining anunciou que a japonesa Amperex Technology Limited (ATL), produtora mundial de baterias de íons de lítio, passará a integrar a base acionária da companhia. A associação fortalece a presença internacional da St George, com destaque para a sua conexão com o Japão. O acordo demonstra também o crescente interesse internacional pelos ativos da companhia, com destaque para o Projeto Araxá, voltado ao desenvolvimento de terras raras e nióbio. Nos últimos meses, a St George vem ampliando sua rede de parceiros globais e atraindo a atenção de empresas ligadas às cadeias de suprimentos de minerais estratégicos para a transição energética, a indústria de alta tecnologia e a produção de equipamentos avançados.
A entrada da ATL reforça o posicionamento da St George como uma empresa com ativos alinhados às demandas futuras da economia global e amplia a conexão da companhia com mercados estratégicos, como o japonês, que desempenha papel relevante nas cadeias internacionais de tecnologia, energia e manufatura avançada. A operação ocorre a partir da reestruturação da joint venture Lithium Star, criada pelas duas empresas em 2023 para atividades de exploração de lítio na Austrália Ocidental. Como parte do acordo, a St George passará a deter 100% da Lithium Star, enquanto a ATL receberá ações da companhia e se tornará acionista direta da mineradora australiana.
Controlada pela japonesa TDK Corporation, a ATL é reconhecida como uma das mais importantes fabricantes mundiais de baterias de íons de lítio, utilizadas em diferentes segmentos da indústria tecnológica. Além do Projeto Araxá, que reúne terras raras e nióbio, a St George mantém projetos de exploração de lítio, níquel e cobre na Austrália, o que amplia sua atuação em minerais considerados essenciais para o desenvolvimento de baterias, veículos elétricos, sistemas de armazenamento de energia e novas tecnologias. Para o presidente-executivo da St George, John Prineas, a entrada da ATL no quadro de acionistas representa mais um passo na estratégia de desenvolvimento da companhia e na construção de relacionamentos com alguns dos principais participantes globais do setor de minerais críticos.
VEJA TAMBÉM

Vinte e um projetos, uma mina, nenhuma refinaria
O Brasil chega a 2026 com o inventário de terras raras mais rico da sua história e sem a etapa que transforma minério em indústria. Este estudo parte do histórico das tentativas de refino, passa projeto por projeto pelo que existe hoje, mede o que os institutos nacionais conseguem fazer e em que escala, e compara o esforço brasileiro com o que a China gastou para chegar onde chegou.
25/08/2026
Eminence Minerals requer licenças para três novas áreas na Bahia
Eminence Minerals expande exploração de terras raras na Bahia com três novos requerimentos de licença.
24/08/2026
Departamento de Guerra dos EUA eleva aporte a R$ 3,9 bilhões e destrava a compra da Serra Verde
Em 2025, Minaçu embarcou 678 toneladas de terras raras para a China e 51 quilos para os Estados Unidos. Em 2026, nenhum quilo saiu para a China, e o primeiro carregamento americano, de 2 toneladas, foi despachado em fevereiro.
24/08/2026



