Para fazer frente aos desafios impostos pela necessidade de desenvolver uma atividade cada vez mais sustentável do ponto de vista ambiental, social e de governança, a aliança com os centros de conhecimento no País, sobretudo as universidades, é um caminho necessário a ser trilhado pelas companhias mineradoras, que são cada vez mais cobradas pela sociedade.
Nesse sentido, a parceria estabelecida pela Alcoa com a Universidade Federal do Pará, para a capacitação de recursos humanos e desenvolvimento de conhecimentos, tanto teóricos quanto (sobretudo) práticos, é um bom exemplo. Através dessa parceria, foi desenvolvido um curso de especialização para formação de profissionais da empresa, que resultou em uma série trabalhos, aqui publicados, relacionados à gestão dos resíduos e às diversas tecnologias de gestão das estruturas de contenção de rejeitos, principalmente de bauxita, que é a área de atuação da Alcoa.
Nessa parceria, os pesquisadores puderam desenvolver seus estudos através da prática, nas operações da companhia, o que proporciona uma integração de fato entre empresa e universidade. É um exemplo muito importante, que esperamos possa ser seguido por outras companhias mineradoras do País.
Porém, talvez mais importante do que a realização dos estudos seja sua ampla divulgação, para que o conhecimento desenvolvido possa ser disponibilizado para todos aqueles direta ou indiretamente ligados ao setor mineral. Ao nosso ver, o conhecimento, notadamente aquele decorrente de experiências práticas, não pode ficar restrito apenas a alguns, porque é graças à multiplicação que ocorre a disseminação de sua aplicação. Com isso, ganha o setor e ganha a sociedade. Assim, consideramos muito positivo que a parceria UFPA-Alcoa tenha escolhido a Brasil Mineral para a divulgação desses estudos.
Como principal publicação do setor mineral brasileiro, ao longo de mais de quatro décadas Brasil Mineral tem mostrado em suas páginas a evolução da atividade de mineração nos vários segmentos que compõem o setor, respaldada por seu Conselho Consultivo, formado por profissionais de renome. Como publicação digital, Brasil Mineral pode ser acessada pelos milhares de profissionais que atuam na mineração, não apenas no Brasil como também no exterior.
A publicação desta série de estudos desenvolvidos no âmbito da UFPA abre uma nova vertente de Brasil Mineral, voltada à publicação de artigos acadêmicos, de divulgação de tecnologias e práticas frutos da parceria entre as empresas e os centros de conhecimento. Ao possibilitar a ampla divulgação desse conhecimento, esperamos estar contribuindo para que a mineração brasileira seja cada vez mais sustentável e reconhecida pela sociedade.
Acesse a edição em: brasilmineral.com.br/revista/alcoa-ufpa/