Plantio de 272 mudas para homenagear vítimas

27/10/2022
Região fica próxima ao cemitério Parque das Rosas, onde estão sepultadas diversas vítimas da tragédia do rompimento da barragem em Brumadinho (MG). 

 

A AVABRUM e o Instituto Camila e Luiz Taliberti promovem, no próximo dia 29 de outubro, a partir das 8h30, o plantio de 272 mudas de árvores, de variadas espécies nativas da Mata Atlântica, na Área Verde do Salgado Filho, região que pertence ao município e fica próxima ao cemitério Parque das Rosas, onde estão sepultadas diversas vítimas da tragédia do rompimento da barragem em Brumadinho (MG). 

O local se encontra sob cuidados da Brigada Carcará, que já promove ali uma ação de reflorestamento, e vai oferecer suporte técnico na ação de sábado. “O simbolismo deste ato homenageará as 272 vidas ceifadas pelo crime da Vale e Tüv Süd em Brumadinho. É mais um ato para eternizar a memória das vítimas e também um ato de resistência frente ao esquecimento de um crime premeditado e tão bárbaro. Nós não vamos esquecer e não vamos deixar que esqueçam”, disse a diretoria da AVABRUM, em nota. 

Além da homenagem, o plantio das mudas contribui na recuperação do meio ambiente, já que, com o rompimento da barragem, houve perda de vegetação do bioma Mata Atlântica em Brumadinho. A recuperação desse bioma, consequentemente, contribui na melhoria da saúde e qualidade de vida da população. O Instituto Camila e Luiz Taliberti, realizador do ato em parceria com a AVABRUM, foi fundado por Helena Taliberti, que perdeu seus dois filhos - Luiz e Camila - na tragédia do rompimento da barragem, além da nora, Fernanda, que estava grávida de cinco meses. Segundo Helena, “Plantar 272 mudas é manter o legado dos meus filhos, Camila e Luiz Taliberti, e contribuir para preservação do meio-ambiente. É a construção de um memorial vivo e a certeza de que a morte de todos eles não foi em vão! Assim como o plantio que irá ocorrer em Brumadinho no próximo dia 29 de outubro, plantamos 272 mudas em parceria com a SOS Mata Atlântica em Itu (SP) e com o Projeto Plantar na cabeceira do Rio São Francisco. E o projeto do Instituto Camila e Luiz Taliberti é expandir para outros locais, porque tentaram nos enterrar, não sabiam que éramos sementes”. 

Além da Brigada Carcará, a iniciativa do plantio tem o apoio do Projeto Legado de Brumadinho, realizado com recursos destinados pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem em Brumadinho, e do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Brumadinho.

Direto da Fonte