Parceria com Gestamp para aço de baixa emissão

26/07/2022
A Gestamp tem um papel na validação do aço de baixa emissão de carbono para atender aos padrões de excelência de seus clientes automotivos.

 

A ArcelorMittal e a Gestamp, fornecedora automotiva Tier 1, assinaram acordo para fortalecer a cooperação em sustentabilidade, especificamente na produção de peças de aço de baixa emissão de carbono. As empresas trabalham conjuntamente para garantir que o aço da ArcelorMittal atenda a todos os requisitos técnicos da Gestamp.

A Gestamp tem um papel muito importante na validação do aço de baixa emissão de carbono produzido pela ArcelorMittal para atender aos padrões de excelência que seus clientes automotivos precisam. A equipe de P&D da Gestamp desenvolveu um procedimento detalhado e passo a passo para validar e homologar o aço de baixa emissão de carbono da ArcelorMittal para uso na produção de veículos. Com o Usibor 1500 feito com substrato reciclado XCarb e produzido de forma renovável, a Gestamp testou com sucesso as primeiras peças em aço endurecível por prensagem, que é ultra-resistente, e, portanto, permite que os fabricantes de automóveis atinjam uma redução de peso excelente em todo o veículo. 

O XCarb reciclado e produzido de forma renovável é um produto descarbonizado feito com uma proporção muito alta de aço reciclado em um EAF e eletricidade 100% renovável. O aço usado pela Gestamp tem uma pegada de carbono quase 70% inferior do que o mesmo produto feito sem XCarb reciclado e produzido de forma renovável. Estes são os principais passos na estratégia ESG da Gestamp para descarbonizar sua cadeia de suprimentos e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas. Francisco J. Riberas, Presidente Executivo da Gestamp, disse que a parceria com a ArcelorMittal está alinhada com as necessidades dos clientes para atingir seus objetivos de sustentabilidade. “Fiel à nossa própria estratégia ESG, as equipes de P&D da Gestamp verificaram empiricamente que esses aços atendem às especificações do cliente para essas peças. Com base nestes testes realizados, a Gestamp definiu um processo de homologação que garante aos nossos clientes que a nossa validação deste aço é realizada em conformidade com todos os requisitos de validação que solicitam.”

Para Geert Van Poelvoorde, CEO da ArcelorMittal Europe, “Descarbonizar nosso mundo é o maior desafio que já enfrentamos como sociedade e como indústria. A escala do desafio para as siderúrgicas significa que as parcerias e a colaboração são cruciais para que tenhamos uma chance de sucesso – alcançamos mais, mais rápido, trabalhando com nossos clientes e outras partes interessadas”. Van Poelvoorde disse que o uso do XCarb reciclado e produzido de forma renovável para fabricar aço de ultra-alta resistência pela Gestamp irá ajudar as montadoras a descarbonizar sua cadeia de suprimentos, além de ser um farol para a indústria. “Alguns anos atrás, não achávamos que seria tecnicamente possível fazer isso, mas hoje estamos à beira de fornecer aço de baixa emissão de carbono para a produção automotiva em larga escala”. A Gestamp anunciou em 2021 que foi o primeiro fornecedor Tier 1 do setor automotivo a comprar os certificados de aço verde XCarb da ArcelorMittal para a produção de componentes automotivos.

Direto da Fonte