Navio movido a GNL faz primeira viagem no Brasil

02/05/2023
Com a utilização de Gás Natural Liquefeito (GNL), a embarcação foi até o terminal portuário de minério de ferro

 

O navio MV Ubuntu Loyalty, da Anglo American, realizou sua primeira viagem atracando em território brasileiro. Com a utilização de Gás Natural Liquefeito (GNL), a embarcação foi até o terminal portuário de minério de ferro administrado pela Ferroport, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).

Segundo estudos da própria Anglo, o GNL proporciona uma redução estimada de 35% nas emissões de gases do efeito estufa, em comparação com as embarcações movidas a combustível marítimo convencional. Ao todo, a frota Ubuntu da Anglo American, projetada a partir de 2019, é composta por dez navios, com seis já em operação pelo mundo. “Essa inovação é um marco para todo o Grupo Anglo American e dialoga diretamente com o nosso Plano de Mineração Sustentável, que visa, entre seus vários objetivos, a neutralidade em carbono até 2040, levando em conta as emissões diretas do negócio e combustíveis consumidos”, explica Wilfred Bruijn, CEO da Anglo American no Brasil. 

Com destino final à China, o navio bicombustível Ubuntu Loyalty recebeu 175 mil toneladas de minério de ferro do Minas-Rio. A operação no porto foi conduzida pela Ferroport, joint-venture formada entre a Anglo American e a Prumo Logística. “Este também é um momento memorável na Ferroport, porque é a primeira embarcação GNL recebida pelo terminal. O minério atravessou um dos maiores minerodutos do mundo, com 529 km de extensão, para que fosse embarcado em direção à Ásia. Esse navio dialoga com nosso compromisso em ter operações seguras e sustentáveis”, ressalta Carsten Bosselmann, CEO da Ferroport.

O terminal de minério é o primeiro a entrar em operação no Porto do Açu e é referência em eficiência e sustentabilidade em suas operações. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Açu é o quarto Terminal de Uso Privado (TUP) em movimentação de minério de ferro no Brasil. Com 20,5 metros de profundidade em seus berços de atracação, Porto do Açu pode receber navios do tipo Panamax e Capesize, com capacidade para até 220 mil toneladas. 

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