Mina Pau Branco volta a operar parcialmente

09/05/2023
A mina de minério de ferro Pau Branco deve retornar à produção total até o final do segundo trimestre de 2023

 

A Vallourec obteve as autorizações necessárias para a liberação total da pilha de rejeitos do núcleo Cachoeirinha. A mina de minério de ferro Pau Branco deve retornar à produção total até o final do segundo trimestre de 2023.

As operações na mina de Pau Branco foram temporariamente suspensas em janeiro de 2022, devido a enchentes e danos ao núcleo da pilha de rejeitos de Cachoeirinha. As operações foram parcialmente reiniciadas em maio de 2022 com o uso de pilhas de estéril alternativas, embora em níveis de capacidade abaixo do normal. A produção comercializada atingiu 4 milhões de toneladas em 2022, bem abaixo do potencial total de 8,7 milhões de toneladas por ano.

A Vallourec agora confirma que a produção vendida no primeiro trimestre de 2023 estava em linha com o guidance de aproximadamente 1,5 milhão de toneladas, e, em abril, a produção vendida foi de aproximadamente 600 mil toneladas. A companhia prevê agora que a mina retorne ao seu pleno potencial de produção até o final do segundo trimestre de 2023. Philippe Guillemot, presidente e diretor executivo da Vallourec, comentou: “Estamos muito satisfeitos com a perspectiva de reabertura total da mina de Pau Branco e a retomada das operações normais. Isso vai permitir que nosso negócio de mineração contribua de forma mais significativa para o desempenho financeiro da Vallourec”.