Lançada primeira tinta com grafeno

25/06/2022
A equipe de P&D da Gerdau Graphene desenvolveu a nova tecnologia, baseada em uma formulação de grafeno, que foi inserida no aditivo para tinta.

 

A Gerdau Graphene lançou o primeiro aditivo químico para o mercado de tintas, presente na nova tinta, a C-Fix, desenvolvida pela empresa e a primeira tinta imobiliária à base de água e com grafeno comercialmente disponível no mundo. 

O produto é uma parceria com a fábrica de tintas Grafftex e com a Polystell, empresa voltada para pesquisa e desenvolvimento de aditivos químicos. Formulada com a exclusiva tecnologia G2D, a nova tinta possui um ganho de lavabilidade e pode ser utilizada em pisos de concreto, cimento, metais e asfalto, áreas de tráfego leve, e pode ser aplicada em quadras esportivas, escadarias, calçadas, ciclofaixas, áreas de lazer, pisos comerciais. 

A equipe de P&D da Gerdau Graphene desenvolveu a nova tecnologia, baseada em uma formulação de grafeno, que foi inserida no aditivo para tinta. “Um ano após a sua fundação, a Gerdau Graphene leva ao mercado seu primeiro conjunto de produtos com grafeno embarcado. A C-Fix é a primeira tinta imobiliária do mundo, à base de água, que utiliza grafeno em escala comercial. E, ao mesmo tempo, lançamos no mercado o nosso primeiro aditivo químico feito com grafeno para tintas. Hoje, temos um pipeline de pesquisa robusto para a aplicação de grafeno em tintas, e a linha imobiliária da C-Fix e suas tintas de piso são o primeiro produto que leva nosso aditivo com grafeno ao mercado”, afirma Alexandre de Toledo Corrêa, diretor executivo da Gerdau Graphene. 

A Gerdau Graphene já trabalha em uma segunda linha de aditivos para aplicação em tintas anticorrosivas de manutenção pesada e leve, que chegará ao mercado em 2023. “Hoje, a indústria de tintas tem uma grande preocupação de ganho de produtividade e sustentabilidade, com a eliminação de materiais de origem fóssil em sua formulação. O uso do grafeno em tintas anticorrosivas terá este duplo papel de trazer performance, por meio de um material sustentável como o grafeno”, reforça Corrêa.

O mercado de tintas tem grande potencial para a aplicação de aditivos com grafeno. No Brasil, foram faturados R$ 25,7 bilhões em 2021, ou 1,9 bilhão de litros de tintas. Deste total, R$ 14 bilhões e 1,5 bilhão de litros são tintas imobiliárias. A nova tinta foi utilizada, pela primeira vez, na pintura de parte da unidade de aços especiais da Gerdau em Pindamonhangaba (SP). O objetivo é expandir o uso dessa tinta para todas as plantas da Gerdau no Brasil ao longo de 2022. A tinta para piso é mais resistente à abrasão e forma uma barreira à umidade, o que resulta em uma melhor lavabilidade.  

Além de atender as unidades industriais da Gerdau, a tinta já está sendo comercializada para clientes externos. “Temos fechado acordos com clientes estratégicos da Gerdau no setor da construção civil e industrial para o uso da linha C-Fix. Ao longo de nossos 121 anos de história, contamos com o apoio de clientes-chave no setor de construção para desenvolver novos produtos com aço; e, agora, estes mesmos clientes estão nos apoiando a desbravar o mercado de nanotecnologia na região”, explica Corrêa.

A Gerdau Graphene conta ainda com o lançamento de novos aditivos em 2022 e, em breve, deve colocar no mercado seus primeiros master batches e aditivos minerais também com o grafeno embarcado.

Direto da Fonte