Lançada cartilha sobre estudos de risco

28/04/2022
O projeto tem como objetivo identificar os riscos potenciais da presença de rejeito de minério nas águas do rio Paraopeba e no solo da região atingida.

 

O Governo de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública Estadual lançaram a cartilha ‘Estudos de Avaliação de Risco à Saúde Humana e Risco Ecológico (ERSHRE)’. O projeto tem como objetivo identificar os riscos potenciais da presença de rejeito de minério nas águas do rio Paraopeba e no solo da região atingida. 

A cartilha tem explicações e orientações sobre os estudos de risco que estão sendo realizados nas regiões denominadas de “áreas-alvo” que abrangem 28 municípios da bacia do rio Paraopeba, e se iniciam no local do rompimento, em Brumadinho. O documento foi criado na mesma lógica da cartilha sobre a consulta popular, lançada em 2021, onde personagens que fazem parte do contexto da reparação desenvolvem a narrativa. O texto apresenta as fases dos estudos de risco, explica a atuação dos técnicos e, ainda, destaca a importância da participação das pessoas atingidas para o desenvolvimento do projeto. A cartilha pode ser consultada no https://www.mpmg.mp.br/data/files/29/71/41/71/D676081089C6EFF7760849A8/Cartilha_Estudos_de-Risco-a-Saude_Humana-e-Risco_Ecologico_ed01_2022.pdf.

Direto da Fonte