Kinross despeja primeira barra em La Coipa

10/03/2022
A mina pode ajudar a aliviar as preocupações dos acionistas da Kinross depois que a mineradora suspendeu a mina Kupol, na Rússia.

 

A Kinross Gold despejou a primeira barra de ouro na mina La Coipa, no Chile, e espera atingir a capacidade total no ativo até meados deste ano. Há três anos, a Kinross avalia as opções para retornar à produção de longo prazo no Chile e iniciou o comissionamento da mina e da usina no início de fevereiro, dentro do prazo e do orçamento.

A mina tem capacidade de produção de 250 mil onças por ano e pode ajudar a aliviar as preocupações dos acionistas da Kinross depois que a mineradora suspendeu a mina Kupol, na Rússia, por causa das sanções sobre a invasão da Ucrânia por Moscou. 

A Kinross opera na Rússia há 25 anos e esperava produzir 350.000 onças de ouro equivalente este ano na mina, que responde por 13% da produção equivalente de ouro de 2,65 milhões de onças da companhia. Em La Coipa, a Kinross reiniciou as atividades em 2020 e recentemente aumentou a produção geral esperada da mina em 45% para cerca de 1 milhão de onças de ouro.

A revisão ascendente incorpora a entrada do poço Puren próximo ao projeto e a otimização do plano de mina da Fase 7. A estimativa de vida útil da mina do projeto também foi estendida de 2024 a 2026 e a Kinross disse que continua estudando oportunidades para expandir ainda mais a mina.

Como parte desses planos, a Kinross avalia produzir no projeto vizinho Lobo-Marte, localizado a cerca de 50 km do poço principal, após a conclusão da mineração na Fase 7. 

O projeto Lobo-Marte, que tem potencial para prolongar a vida útil de La Coipa até 2030, compartilharia infraestrutura e equipamentos com o poço Puren. Até o final de 2021, a empresa estimou as reservas provadas e prováveis de La Coipa em 18 milhões de toneladas com teor de 1,6 g/t de ouro para 898.000 onças de ouro contido.

A Kinross tinha outra mina no norte do Chile – Maricunga – onde a vigilância ambiental do país (SMA) ordenou o fechamento dos poços que atendem a operação em 2016. A Kinross interrompeu toda a extração, moagem e estocagem de minério e demitiu 300 pessoas naquele ano, além de contestar a decisão do Tribunal Ambiental do Chile e depois na mais alta corte do país. A mina Maricunga respondeu por 8% da produção total de ouro da mineradora em 2015.