Hydro quer PCDs não apenas em cargos administrativos

17/11/2023
Hoje em dia, a unidade da mineradora emprega 101 pessoas com deficiênci

 

A Hydro Paragominas estabeleceu uma meta acima da cota legal de profissionais PCD, atualmente na casa de 5%. Hoje em dia, a unidade da mineradora emprega 101 pessoas com deficiência, o que representa 5,86 % do total de empregados e empregadas, atuando em áreas diversas e cargos que vão de aprendiz a gerente sênior.

As vagas de emprego geralmente oferecidas aos PCDs são para cargos administrativos ou somente para cumprir a cota, mas a Hydro está investindo na contratação e no desenvolvimento destes profissionais para atividades que representem novas oportunidades. Para o operador de equipamentos e instalação, Kaoma Bastos, trabalhar na operação de um caminhão de grande porte carregado com toneladas de minério pode ser desafiador, mas a deficiência nunca foi uma limitação. “Eu tenho deficiência na mão esquerda, pois não tenho o dedo polegar. Isso nunca foi limitador para mim, nem mesmo para operar essa máquina pesada. Não tenho dificuldade para trabalhar e executo tudo de forma tranquila e segura”, frisa o operador.

A Hydro oferece em seu site Hydro.com o Banco de Talentos para Pessoa com Deficiência, onde são recebidos currículos de profissionais para várias áreas. Todas as oportunidades profissionais da Hydro também estão abertas a pessoas com deficiência (PCD). “Faz parte da estratégia de diversidade estabelecer processos seletivos e planos de carreira inclusivos. A diversidade é uma jornada e sabemos que ainda temos muito a evoluir, mas projetos como este nos fazem refletir que estamos no caminho certo. Acreditamos que ter uma equipe mais diversificada é fundamental para resolver desafios complexos, contribuindo para ambição da Hydro de ser uma líder industrial sustentável”, destaca Demethrius Oliveira, BP de Diversidade & Inclusão.

Além do Banco de Talentos, PCDs são um dos públicos prioritários do programa de Diversidade, Inclusão e Pertencimento (DIP) da Hydro. Com o programa, a empresa também pretende avançar com treinamentos e campanhas de conscientização para que, em todos os níveis da empresa, essa pauta seja fortalecida internamente para uma mudança organizacional pró-diversidade.

Direto da Fonte