Hidrogênio verde testado em planta de DRI

07/05/2022
Mais de 75% das emissões de CO2 da ArcelorMittal Long Products Canada são geradas do processo de redução de minério de ferro. 

 

A Arcelor Mittal concluiu com sucesso teste para substituição parcial de gás natural por hidrogênio verde na produção de ferro por redução direta (DRI) na usina siderúrgica de Contrecoeur, no Canadá. 

Durante o teste inicial, 6,8% do gás natural foi substituído por hidrogênio verde durante um período de 24 horas, o que resultou em uma redução mensurável nas emissões de CO2. O hidrogênio verde usado no teste foi produzido por um eletrolisador de terceiros e depois transportado para a Contrecoeur. Mais de 75% das emissões de CO2 da ArcelorMittal Long Products Canada são geradas do processo de redução de minério de ferro. 

A companhia avalia a possibilidade de realizar mais testes nos próximos meses e aumentar o uso de hidrogênio verde na planta de DRI. “Acabamos de demonstrar que Quebec pode se tornar um pioneiro global na produção de aço com baixo teor de CO2, reduzindo suas emissões de gases de efeito estufa”, disse o presidente e diretor executivo da ArcelorMittal Long Products Canada, François Perras.