Gerdau faz testes com caminhão elétrico em Itabirito

05/10/2023
Desenvolvida na mina de Várzea Leste-Norte, a iniciativa está vinculada ao plano de descarbonização da empresa

 

A Gerdau iniciou, em setembro, testes em um caminhão elétrico para atuar na operação de extração de minério de ferro, em Itabirito (MG). Desenvolvida na mina de Várzea Leste-Norte, a iniciativa está vinculada ao plano de descarbonização da empresa. Os testes vão ocorrer até o final de 2023 e visam avaliar a viabilidade da implementação da troca da frota existente para veículos elétricos nas minas da empresa. O modelo usado na operação teste é o caminhão SANY SKT90E, que tem capacidade de carga para 60 toneladas. O projeto sustentável é feito entre a Gerdau e as empresas Fagundes e Irmen Máquinas.

O uso do veículo elétrico tem como principal objetivo reduzir o consumo de diesel e emissão de CO2, além de diminuir a poluição sonora e ser mais econômico energeticamente. “Essa é a primeira vez que testamos um caminhão deste tipo e estamos satisfeitos com os resultados obtidos até o momento. É um grande passo dentro da escala industrial e está alinhado às nossas iniciativas para redução de emissões de carbono dentro de nossas operações. Já nos primeiros dias, conseguimos obter resultados consistentes e tenho certeza que essa tecnologia vai contribuir para melhorar cada vez mais a eficiência e a qualidade do nosso trabalho”, destaca Wendel Gomes, diretor executivo da Gerdau.

Desde 2022, a Gerdau realiza ações para contribuir com a descarbonização. Em fevereiro, a companhia assumiu compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa dos escopos 1 e 2 de seu inventário para um valor inferior a 50% da média global da indústria do aço. Atualmente, a Gerdau possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (COe), de 0,93 t de COe por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de COe por tonelada de aço, segundo os dados de 2020 do worldsteel. Em 2031, as emissões de carbono da Gerdau vão diminuir para 0,83 t de COe por tonelada de aço.

O gerente comercial da Irmen Máquinas, representante oficial da SANY no Brasil, fabricante do caminhão, Pedro Brandão, diz ser gratificante concretizar esse teste do caminhão 100% elétrico, uma novidade no mercado nacional. “Na operação da Gerdau, tivemos uma grata surpresa, pois o perfil da operação é muito favorável para o equipamento e conseguimos a maior autonomia de bateria, chegando a dez horas e meia em média. Um resultado muito surpreendente e positivo, aumentando a produtividade com bastante segurança”, comemora o representante da Irmen Máquinas. A motorista que está realizando o teste é Samira Cássia Ventura. Colaboradora da Fagundes, empresa parceira na operação da mineração na Gerdau. Samira está animada com os resultados obtidos até o moimento. “Está sendo uma honra participar da experiência e contribuir para a melhoria dos resultados, não só da Fagundes, mas também da Gerdau. É produzir com qualidade, cuidando também do futuro do nosso planeta”, destaca.

A Gerdau já tem cerca de 80% de sua matriz energética de uso de fontes recicladas e renováveis. Hoje, 73% do aço produzido pela companhia vem da reciclagem de sucata ferrosa, tornando-a a maior recicladora da América Latina, com 11 milhões de toneladas de sucata transformadas em aço anualmente. Para cada tonelada de sucata reciclada, a Gerdau evita a emissão de 1,5 tonelada de COe. Além disso, a Gerdau é a maior produtora de carvão vegetal do mundo para a fabricação de aço. Possui 250 mil hectares de base florestal em Minas Gerais. As florestas plantadas são matérias-primas de fonte renovável para o carvão vegetal, que funcionam como um biorredutor na fabricação de ferro-gusa, o qual produz aço de menor intensidade de gases de efeito estufa.

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