Fabricante chinesa BYD pretende comprar projetos de mineração de lítio no Brasil

13/10/2023
A BYD está considerando a compra de ativos de lítio no Brasil, para garantir o fornecimento de matéria-prima em sua produção de carros elétricos na Bahia.

 

Para suprir a nova fábrica de veículos elétricos da empresa chinesa no Brasil, que incluirá uma unidade de processamento de fosfato de lítio e ferro para o mercado internacional, a BYD está considerando a compra de ativos de lítio no Brasil. A empresa espera poder concluir as obras da fábrica em menos de dois anos, segundo Stella Li, vice-presidente global da BYD .

“Preferimos comprar qualquer recurso disponível e acessível, desde que seja competitivo. Ao mesmo tempo, a BYD também prefere possuir algumas operações de mineração no Brasil”, disse Li em entrevista em São Paulo.

A América Latina está se tornando um ponto crucial para os fabricantes de automóveis que procuram explorar metais utilizados em veículos eléctricos à medida que a indústria abandona os combustíveis fósseis.

A Stellantis e a mineradora Rio Tinto Group estão aumentando seus investimentos em um gigantesco depósito de cobre na Argentina, enquanto a Ford fechou recentemente um acordo com o produtor chileno de lítio SQM.

Stella Li faz parte de uma delegação de executivos da BYD que viajou pela América Latina, incluindo o presidente e fundador da empresa, Wang Chuanfu. No Chile – o país com as maiores reservas mundiais de lítio – Wang encontrou-se com o presidente Gabriel Boric para discutir a aceleração da eletrificação e o desenvolvimento da indústria local de lítio.

No nordeste do Brasil, a BYD investirá três bilhões de reais (594 milhões de dólares) para construir sua primeira fábrica de carros elétricos fora da Ásia e planeja um centro de pesquisa e desenvolvimento para avançar tecnologias para um motor híbrido flex-fuel. Seu concorrente chinês Great Wall Motor Co. planeja começar a fabricar seus primeiros modelos de veículos elétricos de pré-série no país em maio do próximo ano.

“Vamos construir esta fábrica rapidamente”, disse Li. “Precisamos garantir que, no futuro, todos os carros que vendemos aqui sejam 100% produzidos aqui. A BYD se tornará uma empresa brasileira.” (com informações do Mining Weekly)