Evento vai debater como aprimorar regulação e processos
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) promovem, dia 17 de fevereiro, das 14h às 17h, um evento de escuta ativa com representantes do setor produtivo de mineração. Conduzido por especialistas em gestão e estratégia da Fundação Dom Cabral (FDC), o encontro tem por objetivo ouvir o público usuário dos serviços da agência reguladora com o intuito de aprimorar a regulação e os processos da ANM, visando o desenvolvimento sustentável do setor mineral e do Brasil.
A iniciativa é uma das ações do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as agências, firmado para dar celeridade aos processos administrativos minerários. O acordo ocorre no âmbito do Programa Destrava Brasil, da ABDI, que tem por objetivo apoiar agências reguladoras na implantação de soluções tecnológicas para modernizar seus processos internos e sistemas, eliminando gargalos e garantindo respostas mais rápidas. A expectativa dos organizadores é reunir representantes de empresas privadas de mineração de diferentes portes e segmentos, de associações de classe do setor mineral; pessoas físicas que possuem ações reguladas pela ANM, como garimpeiros individuais; e cooperativas e associações com atividades de garimpo.
A escuta ativa será realizada no formato de grupo focal, reunindo separadamente os diferentes públicos de interesse. Entre os temas a serem abordados estão o desenvolvimento sustentável, econômico e social do setor. “Nós queremos ouvir o setor de forma efetiva para entender as dores e buscar soluções para os problemas reais. Vamos produzir um relatório apresentando as principais demandas e sugestões coletadas, que será usado como base para aprimorar o trabalho da ANM”, explica a gerente da Unidade de Novos Negócios da ABDI, Vandete Mendonça. O evento será on-line e as inscrições devem ser enviadas até o dia 14 de fevereiro, pelo https://forms.microsoft.com/pages/responsepage.aspx?id=3zTcp-F23kGEbdstYTNSjiqU1xJImPVEgISAbWiLDwtUODNEMVU4MFRXM1RSWFhJUFM5QkhTQjlNRS4u&route=shorturl.