Ero Copper atinge 70% de conclusão no Projeto Tucumã e deve produzir em 2024

19/10/2023
O total de despesas chega a aproximadamente US$ 305 milhões, e produção é prevista para o segundo semestre de 2024.
Instalação das células de flotação e fundação do espessador de rejeitos. Imagem: Ero Copper/Divulgação

 

A Ero Copper forneceu atualizações sobre o progresso que está sendo feito no Projeto Tucumã. Desde o início das obras no local em 2022, todas as atividades de engenharia, aquisição e construção permanecem dentro do cronograma para a primeira produção de concentrado de cobre no segundo semestre de 2024.

O total de despesas de capital diretas do projeto permanece em linha com a orientação atual de aproximadamente US$ 305 milhões. A construção física do projeto está agora 70% concluída, incluindo avanço significativo na pré-decapagem da mina, com o primeiro minério de cobre no caminho certo para ser alcançado no início de novembro.

Todas as obras de terraplenagem já foram concluídas, incluindo o reservatório de armazenamento de água, a drenagem do local e os estoques operacionais da mina, e mais de 15.000 metros cúbicos de concreto foram utilizados, concluindo todos os principais requisitos de fundação do projeto (65% de conclusão).

Foram instaladas aproximadamente 1.000 toneladas de estruturas aço, e peças importantes de equipamentos de processamento chegaram ao local com instalações concluídas ou em andamento, incluindo britador primário, moinho de bolas, britadores secundários e terciários, plataformas de peneira vibratória e células de flotação.

A subestação principal já foi instalada no local, com sala de controle primária já comissionada e construção de linha de energia de aproximadamente 16 quilômetros antes do previsto. A ligação à rede elétrica nacional esperada durante o quarto trimestre de 2023, com as placas, tubulações e cabeamento elétrico sendo instaladas antes do previsto.

Atualmente a força de trabalho conta com aproximadamente 1.750 prestadores de serviços terceirizados e funcionários trabalhando no local, e até o momento, não houve acidentes com afastamento, com aproximadamente dois milhões de horas de trabalho concluídas desde 2022. O comissionamento da primeira fase da planta de processo deve acontecer até o final do ano com início das operações no segundo semestre de 2024.

Comentando sobre o progresso, David Strang , CEO, disse: "Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar cada uma das cerca de 1.750 pessoas no local pelo notável progresso até o momento e, o mais importante, pela sua dedicação em alcançar quase dois milhões de horas de trabalho sem acidentes com afastamento. Com mais de 70% do trabalho físico concluído, peças críticas de infraestrutura instaladas ou em fase de conclusão e instalações de equipamentos principais progredindo de acordo com o planejado, estamos confiantes de que um importante ponto de inflexão para o projeto foi alcançado."

"À medida que continuamos a cumprir nossos marcos de construção, estamos voltando nossa atenção no local para a instalação de tubulação, elétrica e instrumentação - um momento emocionante para qualquer projeto. Estamos focados em executar a primeira fase do cronograma de comissionamento antes do final do ano para garantir um aumento bem-sucedido e o alcance da produção comercial no segundo semestre de 2024."

A Ero Copper foi vencedora do prêmio Empresas do Ano do Setor Mineral na categoria crescimento, justamente pelo notável avanço deste projeto.

Direto da Fonte