Equinox Gold conclui descaracterização de barragem

16/12/2022
s obras foram iniciadas em novembro de 2021 e visam atender o cumprimento à exigência legal da Agência Nacional de Mineração (ANM).

 

A unidade Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral (FBDM), pertencente à Equinox Gold e localizada no município de Barrocas (BA), concluiu recentemente o processo de descaraterização da barragem Lago III. As obras foram iniciadas em novembro de 2021 e visam atender o cumprimento à exigência legal da Agência Nacional de Mineração (ANM), que determina a desativação das barragens construídas com método a montante ou desconhecido (NR95, de fevereiro de 2022, que substitui a NR13, de agosto de 2019). A documentação final de todo o processo está protocolada no sistema da ANM.

O Lago III está disposto mais a montante do Sistema de Disposição de Rejeitos da Fazenda Brasileiro e armazenava um volume de 4,5 mm³. A descaracterização partiu da eliminação da capacidade de armazenamento do reservatório, por meio da execução de aterro de conquista, regularização da superfície, instalação de canais de drenagem superficiais, que garantem que a água proveniente de precipitações seja coletada e direcionada, e revegetação completa da área com espécies que se adaptem ao clima da região. 

Atualmente, apenas a barragem Lago IV, cujo método construtivo foi de alteamento a jusante, continua em operação, mantendo, assim, o processo de produção na FBDM. A conclusão da descaracterização do Lago III, dentro de rigorosos padrões técnicos, reforça a atuação contínua da Equinox Gold para tornar suas operações cada vez mais seguras e sustentáveis. Além disso, a empresa avança em direção às suas metas ESG e ao seu compromisso com a mineração responsável. A Equinox Gold tem assinado acordos com todos os stakeholders, entre eles os trabalhos para descomissionamento e descaracterização da pilha de underflow presente no Lago I/II. Neste caso, o prazo determinado pela ANM termina em 2025.

Direto da Fonte