Diagnóstico da Mineração Urbana dos Resíduos Eletroeletrônicos

Diagnóstico do projeto MINARE revelou que o Brasil gera mais de dois milhões de toneladas anuais de resíduos eletroeletrônicos, abrindo oportunidades para recuperação de metais, polímeros, plástico e vidro.
O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) concluiu, em dezembro de 2022, o projeto ‘Diagnóstico da Mineração Urbana dos Resíduos Eletroeletrônicos no Brasil – Projeto MINARE’, desenvolvido pelo grupo de pesquisa R3MINARE do CETEM e que contou com o apoio da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM/MME) e do CNPq. Em janeiro será realizado um evento de apresentação do relatório. Mais informações serão divulgadas em breve.
O projeto teve como objetivo apresentar o panorama nacional e mundial da mineração urbana no setor e mostrar as principais recomendações para apoiar estratégias sustentáveis para a tomada de decisão e a elaboração de políticas públicas no setor. O diagnóstico indica que são geradas mais de dois milhões de toneladas de resíduos eletroeletrônicos anualmente no País, revelando o potencial de recuperação de materiais secundários a partir de frações metálicas, polímeros, plástico e vidro, por exemplo. A coordenação do projeto esteve a cargo da pesquisadora Lúcia Helena Xavier e contou com a participação dos bolsistas Emmanuelle Freitas, Luciana Contador, Luciana Mofati, Ricardo Sierpe e Ariella Fontes. Além do relatório, a partir do apoio do CNPq, o projeto ainda contou com duas edições do evento comemorativo ao 5º Dia Internacional dos Resíduos Eletroeletrônicos.
VEJA TAMBÉM

MCTI publica edital para escolha de novo diretor
Inscrições para a seleção abrem até 24 de julho de 2026, com processo que inclui análise curricular, avaliação de projeto de gestão e apresentação pública.
25/06/2026
IBRAM e CETEM lançam green paper para reduzir dependência até 2050
Documento propõe roteiro em três horizontes para que o Brasil abandone exportação de minério bruto e desenvolva cadeias de valor de alto valor agregado até 2050.
11/06/2026
CETEM faz diagnóstico e identifica “minas urbanas”
Diagnóstico realizado entre julho de 2024 e março de 2025 ouviu 1.426 consumidores e mapeou a cadeia de resíduos eletroeletrônicos, revelando que 81,2% dos brasileiros retêm equipamentos obsoletos em casa por falta de informação sobre descarte adequado.
04/05/2026



