Certificações nas áreas ambiental e de SST

18/04/2022
O reconhecimento foi feito pelo órgão certificador internacional Bureau Veritas Certification.

 

A Mineração Rio do Norte (MRN) recebeu recomendação de manutenção das certificações baseadas nas normas ISO 14001, que envolve iniciativas de proteção ao meio ambiente, e ISO 45001, que engloba segurança e saúde ocupacional dos empregados. O reconhecimento foi feito pelo órgão certificador internacional Bureau Veritas Certification. 

Em abril, a Bureau Veritas Certification realizou auditoria de manutenção que envolveu os processos de planejamento, mineração, transporte, beneficiamento e embarque fluvial de bauxita, geração de energia e as instalações do distrito de Porto Trombetas, no município de Oriximiná (PA). A novidade deste ano foi a recomendação na norma ISO 45001, atualizada pela MRN em 2021. Segundo Wvagno Ferreira, gerente geral de Gestão Desempenho e Risco da MRN, esse processo foi ágil e sem muita complexidade, pois a versão anterior da norma, a OHSAS 18001, já estava integrada à ISO 14001, diretriz de estrutura mais moderna pela qual a empresa pautava suas iniciativas para conduzir o Sistema Integrado de Gestão. “Foi necessário apenas a formalização de alguns critérios, dentre os mais relevantes destacamos o requisito de Participação e Consulta, já praticado pela empresa em ações, como os diálogos diários de segurança, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração e reuniões gerenciais com a participação de empregados próprios e terceiros”, disse Ferreira.

Com as recomendações de manutenção, o gerente da MRN explica que a companhia ruma cada vez mais para a evolução e incorporação das práticas ESG. “Isso também fortalece o senso de trabalho em equipe para alcançar os melhores resultados, na elevação do padrão adotado para as práticas ambientais, sociais e de governança da MRN, por meio de ações sustentáveis e de nossos esforços, seja por meio de novas tecnologias ou do próprio acervo de conhecimentos e alternativas para maximizar a redução dos impactos”, diz Ferreira. 

Para o gerente, o principal desafio da MRN é agregar os diversos requisitos de cada norma em um Sistema Integrado de Gestão robusto que permita manter o foco nas ações e controles necessários. Em 2022, a MRN realizará o upgrade da certificação na norma ASI Performance Standard, buscando obter a certificação no padrão CoC-ASI (Cadeia de Custódia), e a implementação dos critérios do GISTM – Global Industry Standard on Tailings Management (Padrão Global da Indústria para Gestão de Rejeitos).