CBA reverte prejuízo e tem lucro líquido de R$ 87 milhões
A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) registrou receita líquida de R$ 2,1 bilhões no terceiro trimestre de 2024, um aumento de 15% na comparação com o mesmo trimestre do último ano. As vendas de alumínio somaram 129 mil toneladas, 8% a mais do que um ano antes, enquanto a receita líquida do negócio de alumínio atingiu R$ 2,1 bilhões e cresceu 19% quando comparada ao mesmo trimestre de 2023. O Ebitda ajustado atingiu R$ 409 milhões no trimestre, um salto de 789% quando comparado com o mesmo período de 2023. A margem Ebitda ajustada teve incremento de 17 pontos percentuais, para 19% no terceiro trimestre desse ano. A CBA conseguiu reverter o prejuízo de R$ 263 milhões do terceiro trimestre de 2023 para um lucro líquido de R$ 87 milhões entre julho e setembro desse ano.
Neste trimestre, as Salas Fornos tiveram seu maior nível de utilização histórico, com aumento da produção do alumínio líquido, de 91kt no 2T24 para 93kt no 3T24, reforçando a estabilidade operacional. Além do melhor desempenho do EBITDA ajustado, a CBA teve desinvestimento em capital de giro e geração de caixa líquida de R$ 177 milhões no período. No terceiro trimestre de 2024, a empresa liquidou antecipadamente R$ 469 milhões de dívidas com vencimento em 2027, como parte da estratégia de gestão de passivos da Companhia, visando o alongamento do perfil da dívida, que saiu de 4,47 anos em junho/2024 para 4,66 anos em setembro/2024 e redução do custo, de 6,37% ao ano em dólar para 5,99% ao ano em dólar, nos mesmos períodos comparados. Nas frentes ESG, em mudanças climáticas, a companhia garantiu pelo quarto ano consecutivo o selo ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol, uma das principais ferramentas mundiais que identificam as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de empresas privadas e públicas. O total de investimentos caiu 31% (R$ 136 milhões) em relação ao mesmo trimestre de 2023, principalmente pela menor concentração de investimentos direcionados a projetos de modernização e expansão no trimestre. Os investimentos em reforma de fornos e manutenção representam 18% e 37% do total de capex do trimestre, respectivamente, enquanto os investimentos em modernização e expansão representam 45%.
Na agenda ESG, além do quarto ano consecutivo com selo ouro da GHG Protocol, a CBA foi premiada em terceiro lugar na Categoria Projeto de Eficiência Energética 1 – Indústria, pelo COBEE (Congresso Brasileiro de Eficiência Energética) com o projeto de eficiência energética na fábrica de Alumínio, que consistiu na substituição da iluminação da fábrica, 144 motores, 148 inversores além de ter feito a troca de seis compressores antigos por dois novos. Até o momento, a redução de energia tem representado uma economia de 5 MW/mês, o que representa o consumo mensal de duas fábricas da filial Metalex. A redução vai representar uma economia de R$ 8 milhões/ano a partir desse ano fiscal. Já em recursos hídricos, o indicador de consumo de água nova na unidade de Alumínio, foi de 4,82 m³/t no trimestre, redução de 9,57% em relação ao trimestre anterior, devido a uma maior recirculação de água (64%).
Em segurança ocupacional, a taxa de frequência de acidentes ao final de setembro foi de 1,77 (base 1.000.000 horas-homem trabalhadas). Neste trimestre, a CBA iniciou o desdobramento da implementação do CRM (Critical Risks Management) para todas as Unidades, sendo este também o tema central da SIPAT. A Companhia também foi uma das finalistas do Prêmio Proteção Brasil 2024, com o case “Confiabilidade na Gestão Corporativa dos Riscos: Implementação do Gerenciador de Perigos e Riscos”. Na agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão, a CBA encerrou o 3T24 com 18,6% de mulheres no seu quadro total e 21,7% na liderança. A CBA manteve a sua participação na carteira do Índice de Diversidade da B3 (IDIVERSA B3) pelo segundo ano consecutivo. O índice busca reconhecer a diversidade de gênero e raça nas empresas brasileiras de capital aberto.
Em certificações, a CBA concluiu mais um processo de certificação ISO 14001 referente ao seu Sistema de Gestão Ambiental, abrangendo as unidades Alumínio, Poços de Caldas, Miraí, Itamarati e Itapissuma, o que destaca a maturidade e compromisso com práticas ambientais sustentáveis. Além disso, também recebeu o selo GPTW Saúde, concedido pela primeira vez pela consultoria global Great Place to Work a empresas que se preocupam, valorizam e possuem iniciativas relacionadas à saúde integral de seus empregados (as). No que tange ao uso do selo Alennium, a CBA firmou três novas parcerias neste trimestre. A Marcopolo apresentou o selo em seus ônibus na Lat.Bus, maior evento de mobilidade urbana da América Latina. Na ocasião, foi apresentado a aplicação do Alennium no novo teto e piso das carrocerias dos ônibus. Já Alcont Alumínio, distribuidora oficial dos produtos Primora no Rio Grande do Sul, também anunciou o uso do selo em seus perfis extrudados. A Schawrz, que possui mais de 30 anos no setor automotivo também adotou o selo em seus produtos fabricados com o alumínio de baixo carbono da Companhia.