Brasil mostrará oportunidades de investimento

09/06/2022
A delegação brasileira contará com cerca de 80 profissionais de empresas privadas, órgãos governamentais e entidades representativas do setor mineral.

 

O Brasil participará novamente como país sponsor da Convenção Anual da Prospectors and Developers Association of Canadá – PDAC (www.pdac.ca/convention), que acontece em Toronto, no Canadá, de forma presencial, de 13 a 15 de junho e com eventos para divulgar oportunidades de investimento. A convenção reúne representantes de cerca de 130 países, entre eles o Brasil e mais de 20 mil profissionais que, juntos, debatem perspectivas globais do setor, além de servir como uma plataforma para negociações de projetos minerais e captação de investimentos. A Brasil Mineral é mídia parceira do PDAC e preparou, como faz anualmente, uma edição especial em inglês com um panorama do setor mineral no Brasil. A edição está disponível em https://brasilmineral.com.br/magazine/2022 ou em brazilmineral.com.

Durante o evento ocorre o Brazilian Mining Day que procura posicionar o Brasil em temas relacionados a investimentos, sustentabilidade, avanços regulatórios, além de mostrar um amplo showcase de projetos em diferentes fases de desenvolvimento em províncias minerais emergentes do Brasil. 

A delegação brasileira contará com cerca de 80 profissionais de empresas privadas, órgãos governamentais e entidades representativas do setor mineral, sob a coordenação da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB). “O PDAC 2022 traz muitas expectativas e a ADIMB trabalhou para viabilizar a participação do Brasil no evento. Ressaltamos o apoio importante do Ministério de Minas e Energia, da CPRM e ANM para que pudéssemos organizar a participação do Brasil no evento. Em 2022 continuaremos a nossa parceria estratégica com a Câmara de Comércio Brasil Canadá”, destaca Marcos André Gomes Veiga Gonçalves, presidente do Conselho Superior da ADIMB. 

Marcos André aponta que o Brasil terá destaque no Brazilian Mining Day, que será realizado em dois momentos: no dia 13 de junho, na TSX, Bolsa de Toronto e, em seguida, no dia 14 de junho, no Metro Center Toronto Convention Centre, onde acontece o PDAC.

“No dia 13 teremos apresentações e bate papo sobre exemplos de sucesso, além de um panorama sobre projetos de prospecção mineral no Brasil. “Vamos tratar de temas relevantes para a mineração no Brasil, como sustentabilidade, financiamentos de projetos, avanços regulatórios”, adianta Marcos André. Já no dia 14, o PDAC, terá painéis onde serão apresentadas oportunidades e desafios para investimentos em projetos de mineração no país. “É uma excelente oportunidade de escutar quais são as dificuldades e lições aprendidas. Vamos fechar o dia com uma fala do presidente do Comitê de Mineração da Confederação Nacional da Industria, Sandro Mabel. É uma sinalização forte a CNI demostrar interesse no setor, fazendo questão de estar presente num evento como esse, que tem importância ímpar para o setor mineral Brasileiro”, avalia. 

O diretor- executivo da ADIMB, Roberto Xavier, explica que as atividades organizadas pela ADIMB em colaboração com a Câmara de Comércio Brasil Canadá (BCCC) irão demonstrar aos participantes e investidores internacionais presentes na PDAC, o potencial econômico e infraestrutura para o desenvolvimento sustentável de projetos de pesquisa mineral e mineração no Brasil. O “Brazilian Mining Day vai posicionar o Brasil em temas relacionados a minerais estratégicos na transição enérgica global, assim como mostrará uma série de projetos em diferentes fases de desenvolvimento em províncias minerais emergentes do Brasil. Além disso, haverá temas que abordarão os desafios e oportunidades de captação de investimentos em projetos minerais sustentáveis no país, com suporte nos avanços regulatórios e forte base de dados geológicos, com a participação ativa do governo, incluindo SGM/MME, ANM, BNDES e Serviço Geológico do Brasil”,  comenta  Roberto  Xavier.

A agenda do Brasil durante o PDAC 2022 está sob coordenação da Agência de Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), com apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), da Associação Brasileira de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM) e a Câmara de Comércio Brasil – Canadá (BCCC – Toronto). A programação completa do Brazilian Mining Day está disponível no www.adimb.org.br/brazilpdac.