Blastech 2023 discute o futuro da mineração no Brasil

11/04/2023
Tema de encerra a Blastech 2023 - Encontro Técnico de Explosivos Industriais, que acontece até o dia 12 de abri

 

"As Perspectivas da Mineração no Brasil" será o tema de encerramento da Blastech 2023 - Encontro Técnico de Explosivos Industriais, que acontece até o dia 12 de abril, no Centro de Convenções Rebouças (Av. Rebouças, 600 – São Paulo), das 9:00hs às 19:00hs. O tema será abordado por Alexandre Mello, diretor do Ibram, e Francisco Alves, editor-chefe da Brasil Mineral, em sessão que se inicia às 17:30hs do dia 12/4.

Além desse tema, serão discutidos outros assuntos, como a simplificação, a desregulamentação e a facilitação da atividade com os principais produtores de explosivos, assim como toda a cadeia produtiva de serviços e equipamentos para este setor.

A sessão solene de abertura trouxe a palestra de Odair José F. Santos, que falou sobre “As obrigações da legislação de produtos controlados”. Na sequência, Peterson Tadeu da Silva e Renato Jácome Costa apresentaram o tema “Otimização de desmonte utilizando detonadores eletrônicos e ferramentas topográficas associadas a softwares de desenho de desmonte”. Na parte da tarde, aconteceram as palestras: Desmontes e Comunidades: um desafio crescente”, por Victor Morais; “O futuro do controle de vibração”, por Paulo César Pavan e Enrique Munaretti; “A função da Polícia Civil no controle de produtos controlados”, por Eduardo Daniel de Souza; e as “Novas tecnologias da construção de túneis e escavações subterrâneas”, por Luiz Guilherme Isfer Maciel e Vinícius Luan Schneider.

No dia 12 de abril, o Prof. Dr. André Carlos Silva abre os trabalhos com o tema: “Mine to Mill: reduzindo custos de britagem e moagem pela otimização do desmonte de rochas com explosivos”. Em seguida, Sérgio Sukadolnick falará sobre “Logística na armazenagem e transporte de explosivos industriais”; e José Silvio Corsini abordará “A evolução técnica do desmonte de rocha com explosivos e as necessidades e vantagens dos explosivistas se organizarem perante os desafios do século XXI”. Alan Diaz Butron abre os trabalhos da tarde com o tema “Tecnologia do Gêmeo Digital para desmonte de rochas ligados a uma mineração sustentável”; Davi Bastos Martins de Oliveira fala sobre “Diretrizes para o desenvolvimento sustentável nas aplicações de explosivos industriais”; Manoel Jorge Diniz Dias apresenta “A arte da engenharia de demolição” e Antoine Moreau aborda “Realidades e Tendências de Transformações Digitais no Desmonte de Rochas”.

As inscrições (gratuitas) para acompanhar as palestras podem ser realizadas através do link: https://sis.automacaodeeventos.com.br/feira/blastechcongresso/sis/inscricao/index.asp.