Appian e Detronic farão 10 parques solares em MG

02/06/2023
Portfólio terá 20 parques solares, com capacidade total de 62,4 MWp, em Minas Gerais

 

A Appian Capital Advisory LLP, fundo de investimentos britânico especializado em mineração, e a Detronic Energia, hub de soluções em energia renovável, assinaram parceria para desenvolvimento de um portfólio de 20 parques solares, com capacidade total de 62,4 MWp, em Minas Gerais. “Este é um marco significativo para as ambições de sustentabilidade da Appian. Vemos a excelência em ESG como pilar essencial para a entrega de nossa estratégia e o sucesso de nossos investimentos. A parceria com a Detronic mostra que a Appian tem interesse em ter energia limpa no portifólio no Brasil, além de oferecer retornos atraentes e ajustados ao risco para nossos investidores no processo. Estou ansioso para aproveitar a oportunidade que esta parceria representa para nossos negócios”, comenta Michael W. Scherb, fundador e CEO da Appian.

André Barreto, CEO da Detronic, diz que a companhia tem um propósito em combinar esforços de duas equipes para alcançar objetivos e resultados comuns. “Juntos, vamos desenvolver os alicerces fundamentais para grandes projetos em todo o planeta. A Detronic tem um modelo de negócios totalmente verticalizado, o que garante segurança aos nossos clientes e coloca a empresa à frente de empreendimentos de nosso portfólio desde o desenvolvimento do projeto até a distribuição e gestão final da energia, com uma estrutura 360° e um time de profissionais de ponta”, explica.

Inicialmente, a Joint Venture entre Appian e Detronic visa atender ao mercado regulado, abastecendo o consumidor residencial. As empresas desenvolverão um portifólio de usinas solares de pequeno porte, de fácil construção e baixo risco, em Minas Gerais, estado que é uma das regiões mais atrativas para projetos fotovoltaicos, devido à excelente irradiação solar e a incentivos fiscais. A Appian Capital Brazil avalia também oportunidades para construção de fazendas solares adicionais em suas operações.

Minas Gerais é o maior mercado de geração distribuída do Brasil, com capacidade energética de 2,5 GWp, já instalada. O ambiente estável de preços de energia e a realização de projetos de baixo risco, além dos incentivos fiscais para a geração solar no estado, são alguns dos principais benefícios da parceria da Appian com a Detronic. A parceria vai ajudar a descarbonizar o País e os benefícios do projeto vão muito além de seus atributos ambientais: os consumidores mineiros que vão receber a energia podem economizar entre 15% e 20% na conta-de-luz.

A construção das 20 usinas solares em Minas Gerais está prevista para o segundo trimestre de 2023 e servirá como proteção à Appian sobre futuros aumentos de preços de energia em suas operações no Brasil. “Com esta aquisição, ampliamos nossa atuação no Brasil e ficamos cada vez mais preparados para implementar essa estratégia em outros mercados do Grupo no mundo. A matriz energética brasileira é predominantemente renovável e precisamos utilizar essa vantagem competitiva para suprir a crescente demanda por energia solar. Tenho convicção de que, juntamente com o nosso modelo de gestão e excelência operacional, a parceria com a Detronic será o alicerce para o crescimento do Grupo Appian no setor de renováveis”, explica Paulo Castellari, CEO da Appian Capital Brazil.”

A Detronic Energia irá liderar a construção dos parques solares. A companhia possui 34 parques solares recentemente construídos e conectados à rede, bem como outros 47 em construção. As atividades atuais da companhia especializada em energias renováveis substituem o equivalente à emissão de 6.263 toneladas de CO2 por ano. A Detronic instala sistemas de geração própria para residências e empresas, além de oferecer energia por assinatura, modalidade que vem crescendo no Brasil. O consumidor que não quer imobilizar seu capital imediato para investir em placas fotovoltaicas e as obras no imóvel podem optar pela locação da energia em projetos de geração compartilhada. É similar à assinatura de serviço streaming, só que é um plano de energia solar.

Direto da Fonte