Anglo American doa quase 60 mil bloquetes para calçamento

07/10/2023
A Anglo American doou 57 mil bloquetes ao município de Alvorada de Minas, na região Central de Minas Gerais

 

A Anglo American doou 57 mil bloquetes ao município de Alvorada de Minas, na região Central de Minas Gerais, para obras no calçamento de um trecho que dá acesso ao distrito de Itapanhoacanga. O volume corresponde ao primeiro lote de entregas do projeto desenvolvido pela companhia para utilização de rejeitos do empreendimento Minas-Rio. “Esse projeto de produção de bloquetes é uma alternativa às soluções tradicionais, com ganhos ambientais e incentivo à economia circular, onde os resíduos de uma indústria servem de matéria-prima para outra atividade”, explica Tiago Alves, gerente de Meio Ambiente da Anglo American.

O projeto passou por estudos e testes ao longo de 2022 e 2023, até o início da produção dos bloquetes no segundo semestre deste ano. A fabricação dos bloquetes é feita em parceria com uma fornecedora local da região do Serro. A iniciativa conta ainda com apoio da empresa Terraço, que realizou o transporte dos materiais utilizados de forma voluntária. A iniciativa foi implementada no âmbito do Plano de Mineração Sustentável da Anglo American. “Além de favorecer o meio ambiente, o projeto busca contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades que acolhem a nossa operação, em alinhamento ao nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, ressalta Claudiana Souza, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Anglo American.  

Ao todo, serão doados 230 mil bloquetes até o final de 2023 para Alvorada de Minas. A Anglo American prevê ampliar futuramente a ação para ajudar outras regiões do Minas-Rio. “Agradecemos a Anglo American pelo excelente trabalho realizado em favor do nosso município. Com esse projeto de aproveitamento dos rejeitos da mineração, a população terá mais conforto e tranquilidade em seus deslocamentos nas vias públicas”, afirma o prefeito de Alvorada de Minas, Valter Costa.

Direto da Fonte