Acordo de tecnologias para redução de CO2

24/04/2023
Acordo visa testar em escala a tecnologia de captura e utilização de carbono com a siderúrgica chinesa HBIS

 

A BHP assinou recentemente um acordo para testar em escala a tecnologia de captura e utilização de carbono com a siderúrgica chinesa HBIS. Pelo acordo, as partes realizarão tais testes nas operações de aço da HBIS na China. O teste desenvolverá e testará tecnologias que podem ser integradas aos processos de produção de aço para reduzir as emissões de CO2.

Os testes incluem o VPSA (Adsorção por Oscilação de Pressão a Vácuo, na sigla em inglês), uma tecnologia alternativa para capturar o CO2 e duas tecnologias de utilização (mineralização de escória e conversão biológica em proteína) para sequestrar o CO2. A BHP também apoiará a HBIS no desenvolvimento e implantação da dessulfuração por absorção no Projeto de Demonstração de Metalurgia de Hidrogênio da HBIS ZXHT em Xuanhua, Hebei, destinado a permitir a utilização de aproximadamente 60 mil toneladas anuais de CO2 capturado do processo de Redução Direta de Ferro na indústria alimentícia ou setores industriais.

“Este programa conjunto demonstra o fortalecimento de nossa parceria, à medida que avançamos nas ambições estabelecidas em nosso memorando de 2021 e mostra a disposição das partes em promover tecnologias inovadoras adequadas ao propósito do aço”, comentou Mike Henry, CEO da BHP. A parceria com a HBIS prevê a implantação mais ampla do CCUS (Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono, sigla em inglês) para alcançar significativas reduções na intensidade de emissão de CO2 da produção de aço. O acordo entre a BHP a HBIS indica um investimento de até US$ 15 milhões em três anos.

Em um trabalho separado, a BHP também apoiou a HBIS em outros testes aprimorados, com o objetivo de desenvolver processos para melhorar o uso de granulados de minério de ferro de alimentação direta para obter reduções incrementais na intensidade das emissões de dióxido de carbono da produção de aço, em uma das fábricas da siderúrgica em Hebei. No ano fiscal de 2022, a BHP alcançou e superou a meta de curto prazo para manter as emissões operacionais de GEE nos níveis de 2017 ou abaixo deles. A empresa definiu meta de médio prazo para reduzir as emissões operacionais de GEE em pelo menos 30% dos níveis do ano fiscal de 2020 até o ano fiscal de 2030, além de apoiar a indústria no desenvolvimento de novas tecnologias e caminhos capazes de reduzir em 30% a intensidade das emissões na siderurgia integrada, com adoção generalizada esperada após 2030. A BHP pretende reduzir a intensidade de emissões em 40% do transporte fretado de produtos pela companhia. Outra meta de longo prazo é atingir emissões operacionais líquidas zero de GEE até 2050.

Direto da Fonte