Abisolo quer mais investimentos para o setor

17/05/2023
Mercado de fertilizantes especiais faturou R$ 22,193 bilhões em 2022, um crescimento médio de 33,2%

 

Segundo dados da nona edição do Anuário da Associação Brasileira de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), o mercado de fertilizantes especiais faturou R$ 22,193 bilhões em 2022, um crescimento médio de 33,2%. O aumento de preços impactou o faturamento, porém a variação foi menor do que a observada em 2021. O aumento médio dos preços foi de 12,6% a 16,4%, dependendo da categoria de produto, o que mostra crescimento real desta indústria.

A expansão da adoção dos produtos da indústria pelos agricultores em razão do aumento da percepção de valor; o crescimento da área plantada de culturas de grande importância econômica e o valor agregado aos produtos, decorrente dos ganhos tecnológicos incorporados favoreceram os resultados positivos. Além disso, contribuíram também o maior investimento em tecnologia, considerando a atratividade dos preços das commodities agrícolas, que influenciou o desempenho do setor. “Nossa indústria possui uma ampla variedade de soluções e entrega ótimos resultados a partir da compreensão das particularidades de cada produtor, de cada perfil de negócios e do ambiente onde está inserida a produção”, disse o presidente do Conselho Deliberativo da Abisolo, Clorialdo Roberto Levrero.

Para Levrero, os agricultores ganharam protagonismo graças à melhor compreensão dos benefícios da utilização dos fertilizantes especiais para o aumento da produtividade no campo. Ao detalhar o crescimento do setor, o presidente da Abisolo comenta que os dados apresentados se referem ao valor de venda da indústria para revendedores de insumos (51,5%), para cooperativas (10,1%) e para produtores (38,5%). Em função desses percentuais, o valor total do mercado de fertilizantes especiais a preços pagos pelos produtores é significativamente superior.

Levrero diz que é fundamental que a indústria de fertilizantes especiais receba investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). “A expansão da adoção dos produtos da indústria pelos agricultores tem relação direta com a evolução tecnológica dos produtos. A percepção de agregação de valor à produção é cada vez maior”, detalha o presidente da Abisolo. Ele acrescenta que, em 2022, os investimentos em PD&I foram da ordem de R$ 460 milhões ante R$ 440 milhões no ano anterior. Outro ponto destacado no capítulo de inteligência de mercado do Anuário da Abisolo é o crescimento dos negócios em todas as categorias de produtos, com destaque para os fertilizantes minerais especiais, com o crescimento de 37%, seguidos pelos fertilizantes orgânicos (25,5%) e pelos organominerais (22,7%). Quando se analisa a aplicação dos produtos, o maior destaque foi para os produtos para aplicação via solo que cresceram 66,2% em relação ao ano anterior, seguidos pelos de aplicação via folha (22,6%), os para aplicação via sementes (17,9%) e o para aplicação via fertirrigação e hidroponia (3,8%).

O Anuário da Abisolo mostra ainda que os estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Paraná foram os maiores consumidores de fertilizantes especiais (20,22%, 16,4%, 13,46%, 10,86% e 9,39%, respectivamente). Em relação às expectativas para 2023, o presidente informa que o setor segue otimista. "A evolução tecnológica da indústria e o espaço para o aumento de adoção, são indicadores seguros de crescimento sustentado nos próximos anos. A pesquisa que realizamos indica uma expectativa de crescimento médio de 32% em 2023", apontou Levrero.

Já o mercado de condicionantes de solo de base orgânica cresceram 16,2% em 2022 se comparado com o faturamento obtido em 2021. O desempenho é explicado pelo aumento da conscientização, pelos produtores, da importância da construção e da recuperação do solo para o aumento da eficiência dos processos nutricionais e para melhoria da performance da produção. A maior expansão aconteceu nos condicionadores sólidos (51,9%). Os condicionadores líquidos apresentaram retração nas vendas (8,4%). Enquanto isso, o mercado de Substratos para Planta aumentou 7,9% no último ano quando comparado a 2021. O desempenho anual ficou aquém das expectativas da indústria, que esperava um crescimento no consumo de hortaliças e de frutas – seus principais mercados. Em um ano de incertezas políticas, de alta inflação nos preços dos alimentos e de queda no poder de compra de uma parcela dos consumidores, as expectativas não se consolidaram. O setor entende que 2023 será um ano de recuperação e, dependendo da conjuntura, espera obter um crescimento maior do que 5%. O conteúdo completo do Anuário Brasileiro de Tecnologia em Nutrição Vegetal 2023 pode ser visto no www.abisolo.com.br/anuario.

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