CONTEÚDO APRESENTADO POR:

74 bilhões de latas de bebidas recicladas

18/05/2022
O sucesso do modelo de economia circular da companhia é visto principalmente no Brasil, onde houve recuperação recorde de 21 bilhões de latas em 2021.

 

A Novelis atingiu a marca de 74 bilhões de latas de bebidas recicladas anualmente nos quatro continentes onde atua. O sucesso do modelo de economia circular da companhia é visto principalmente no Brasil, onde a Novelis teve recuperação recorde de 21 bilhões de latas de alumínio em 2021, de um total de 33 bilhões de latas recicladas no País. 

O índice brasileiro de reciclagem de latinhas de bebidas, em 2021, atingiu 98,7%, o que representa aumento de 1,3% em relação à taxa de 2020. A Novelis responde por 64% do total reciclado, aumentando em 2 bilhões o total de latas reaproveitadas no Brasil. “Para a Novelis, a reciclagem é um compromisso não somente de negócios, mas de colaboração com a sociedade e o futuro do planeta. A economia circular diminui os impactos das nossas atividades no meio ambiente e, no setor do alumínio especificamente, evita a extração de bauxita da natureza, reduz o consumo de energia elétrica e a emissão de CO2 e contribui com a renda de mais de 800 mil pessoas”, explica Alfredo Veiga, vice-presidente de suprimentos da Novelis América do Sul.

A Novelis concluiu em agosto de 2021 investimentos de R$ 750 milhões que ampliaram a capacidade de reciclagem para 490 mil toneladas por ano. Recentemente, a companhia anunciou mais uma rodada de aportes em seu complexo de laminação e reciclagem em Pindamonhangaba (SP). Com mais de R$ 450 milhões investidos, a capacidade de produção anual de laminados aumentará para 750 mil toneladas/ano. Atualmente, as chapas para latas de bebidas comercializadas pela Novelis já possuem 79,2% de conteúdo reciclado. 

Ainda, para contribuir com o mercado, A Novelis recentemente anunciou a implantação de um Centro de Soluções ao Cliente (CSC), espaço em São José dos Campos (SP) e com previsão de inauguração para o segundo semestre deste ano. Nele, as empresas do setor poderão contar com suporte no design de latas, projetos para redução da pegada de carbono, desenvolvimento de ferramental, avaliação e análises técnicas e laboratoriais, entre outros serviços.