Curso de estatísticas de dados em Geoquímica e Geofísica

25/10/2023
O curso procura familiarizar o profissional no uso de ferramentas que permitem a manipulação de bases de dados quantitativos

 

A Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB) promove entre 4 e 8 de dezembro, em Brasília (DF), o curso “Estatísticas de dados de muitas variáveis em aplicações em Geoquímica e Geofísica”.

O curso procura familiarizar o profissional que atua no setor mineral, no uso de ferramentas que permitem a manipulação de bases de dados quantitativos. O curso será presencial envolvendo aspectos teóricos e aplicados de diversas ferramentas estatísticas. O primeiro ponto do curso será um debate sobre a utilização de estatística em Geociências; conceitos sobre tipos de medidas utilizados e o significado de população e amostra, além de revisão de conceitos básicos de estatística e estatística descritiva e a questão de apresentação de dados seguira na introdução do curso.

Também serão debatidos o conceito de distribuição de dados em processos de amostragem: distribuição normal e lognormal. Conceito estatístico de valor anômalo vinculado a uma distribuição normal. Os conceitos de correlação e covariância. Regressão linear e regressão múltipla. Teoria e aplicação das técnicas estatísticas de análise discriminante, análise de grupos, aálise componentes principais e análise canônica. Durante todo o desenvolvimento do curso serão dados exercícios para a familiarização dos(as) participantes com as técnicas apresentadas. Serão apresentados exemplos de aplicação dessas técnicas em dados reais.

O curso tem como objetivo capacitar o profissional a utilizar, em Geociências, métodos estatísticos e outras ferramentas quantitativas, através da explanação de procedimentos adequados à análise de dados. A ênfase neste momento será dada a conjuntos de dados de muitas variáveis, em Geoquímica e Geofísica. O público-alvo preferencial são Geólogos, Engenheiros-Geólogos, Geofísicos, Engenheiros de Minas e profissionais que atuam em exploração mineral e que, em suas atividades tem bases de dados de muitas variáveis.

É necessário que cada participante traga seu lap-top que opere no sistema Windows e que permita o upload dos programas que serão utilizados no curso.

O curso será ministrado por Augusto César Bittencourt Pires, geólogo, formado em 1968 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. As inscrições devem ser feitas pelo https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdND-zNXUwLfGwTM9xID-lbC8-GVvtLtQbvxI4wMlmdVteROw/viewform?pli=1.

Direto da Fonte