China anuncia descoberta de jazida com 1 milhão de toneladas

19/01/2024
A mina de lítio recém-descoberta é o maior depósito de lítio de pegmatito na Ásia,

 

Uma mina de lítio com quase um milhão de toneladas de reservas foi recentemente descoberta em Yajiang, província de Sichuan, no sudoeste da China, informou a Agência de Notícias Xinhua, um desenvolvimento que ajudará no fornecimento de matéria-prima para o crescente setor de veículos elétricos da China.

A mina de lítio recém-descoberta é o maior depósito de lítio de pegmatito na Ásia, o que foi um avanço importante nos esforços de exploração de lítio da China e ajudará em grande parte a neutralidade de carbono do país, de acordo com o Ministério de Recursos Naturais (MNR) da China. Até o momento, a China detinha aproximadamente 7% dos recursos de lítio identificados no mundo, ocupando a sexta posição, atrás apenas de Bolívia, Argentina, Estados Unidos, Chile e Austrália.

Como um mineral vital que impulsiona o desenvolvimento do novo setor energético, o lítio é amplamente utilizado nos "Três Novos" itens de exportação da China (veículos elétricos, baterias de lítio e painéis solares), que juntos geraram 1,06 trilhão de yuans (US$ 148,89 bilhões) de exportações em 2023, mostraram dados da Administração Geral de Alfândegas da China. Todos os três produtos usam lítio, e eles têm significado econômico adicional, já que a China tenta se afastar de setores tradicionais, como o imobiliário, para impulsionar o crescimento a longo prazo. Em termos de veículos acabados, a BYD, com sede em Shenzhen, superou a Tesla como a maior fabricante de veículos elétricos do mundo.
A distribuição dos recursos mundiais de lítio é desigual, com o metal amplamente concentrado na América do Sul, Austrália, EUA e China. 

Acredita-se que as reservas de lítio da China estejam espalhadas por várias áreas, enquanto a exploração ainda está em fase inicial. A conferência nacional sobre recursos naturais, realizada de segunda a terça-feira, no país asiático, enfatizou os esforços para melhorar a exploração doméstica de minas de lítio, juntamente com a cooperação no exterior, a fim de garantir o fornecimento de materiais para o crescente setor de novas energias da China, segundo a Xinhua. 

O Ministério dos Recursos Naturais prometeu promover a transferência de minas de lítio para aumentar a oferta de matéria-prima, numa tentativa de aumentar a fabricação de baterias de lítio e o consumo no mercado da China, de acordo com o relatório. 

Direto da Fonte