Nova fase do projeto ‘Avaliação do Potencial de Lítio no Brasil’

08/04/2024
O objetivo é consolidar algumas propostas de mudança na cartografia geológica de parte da área de estudo

 

Os pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) Vinícius Paes e Luiz Paulo Di Sálvio realizam nova atividade de campo entre os dias 8 e 27 de abril relacionada à terceira fase do projeto Avaliação do Potencial de Lítio no Brasil, nos municípios de Governador Valadares, Itambacuri, Novo Cruzeiro, Malacacheta e Santa Maria do Suaçuí, no leste de Minas Gerais. O objetivo é consolidar algumas propostas de mudança na cartografia geológica de parte da área de estudo, o que possibilitará um melhor entendimento da evolução geológica da região. “Esse aprimoramento na cartografia geológica visa também possibilitar um melhor entendimento dos processos envolvidos na geração das ocorrências de lítio conhecidas, o que pode propiciar a identificação de novas áreas com potencial para a presença de concentrações do material”, disse Paes. Para o pesquisador, esse trabalho pode ser considerado parte da fase de consistência da cartografia geológica e que esta é a base para o desenvolvimento de qualquer estudo de natureza geológica.

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) iniciou em 2012 o "Projeto Avaliação do Potencial do Lítio no Brasil" para avaliar o potencial do lítio em várias regiões. A primeira fase, concluída em 2016, focou no Distrito Pegmatítico de Araçuaí, no Médio Rio Jequitinhonha, em Minas Gerais. A segunda fase estudou a Província Pegmatítica da Borborema, na Paraíba e Rio Grande do Norte. Em 2022, a terceira fase foi lançada, abrangendo uma extensa área no leste de Minas Gerais, a qual inclui o Distrito Pegmatítico de São José da Safira, e a Subprovíncia Pegmatítica de Solonópole, no Ceará.

O projeto tem como meta formular um diagnóstico do lítio no Brasil e identificar áreas com potencial significativo para a descoberta de depósitos do metal, atraindo investimentos para o setor mineral. Com esse projeto, o SGB tem fomentado, de maneira decisiva, a pesquisa mineral de lítio no país, contribuindo para o desenvolvimento da cadeia produtiva do metal e posicionando o Brasil como potencial líder no cenário global de produção de lítio.

Direto da Fonte