Atlas Lithium nomeia James Abson novo diretor de Geologia

02/10/2023
Com mais de 29 anos de experiência, Abson tem vasto conhecimento adquirido em vários cargos-chave

 

A Atlas Lithium Corporation contratou James Abson para o cargo de diretor de Geologia. Com mais de 29 anos de experiência diversificada em mineração e exploração mineral, Abson tem vasto conhecimento adquirido em vários cargos-chave – desde vice-presidente de Exploração até Diretor Geral em inúmeras empresas de capital aberto.

Segundo a Atlas, a chegada de Abson aumenta significativamente a equipe técnica da empresa com a adição de um geólogo talentoso que traz ampla experiência em geologia de lítio. Recentemente, o executivo esteve envolvido na exploração geológica e avaliação técnica e financeira global de vários projetos de lítio em rocha dura em nível mundial, incluindo o empreendimento de lítio Arcadia no Zimbabue, que foi vendido em abril de 2022, por mais de US$ 530 milhões.

Abson foi Geólogo Chefe e Gerente de Exploração da mina Bikita Minerals, a maior mina de lítio no Zimbábue, onde sua principal responsabilidade era a exploração de recursos de rocha dura (incluindo espodumênio, lepidolita, petalita, polucita e tântalo) e em expansão da reserva subterrânea. Além disso, conduziu visitas locais e avaliações de projetos de lítio em vários países, incluindo Zimbabué, África do Sul, Namíbia, Quénia, República Democrática do Congo, Afeganistão, Brasil e Canadá. A vasta experiência de Abson visitando e analisando projetos de lítio em todo o mundo proporciona-lhe uma compreensão global da indústria do lítio.

Na Atlas Lithium, conforme a empresa, ele Abson aproveitará sua ampla experiência para orientar e aprimorar o programa de exploração, não apenas em seu Projeto Neves, de propriedade 100%, que está sendo desenvolvido para mineração de espodumênio e produção de concentrado de lítio, mas também em todas as grandes empresas da Atlas. “Trabalho com James Abson há vários anos e tenho um enorme respeito por sua experiência em pegmatitos contendo lítio. Com as extensas participações de direitos minerais da Atlas Lithium, sua adição para liderar nossos esforços de exploração será inestimável enquanto trabalhamos para descobrir todo o potencial do lítio em nossas propriedades”, disse Nick Rowley, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Atlas Lithium. Já Abson mostra-se entusiasmado em se unir à Atlas Lithium e expandir seu programa de exploração de lítio no Brasil. "A Atlas possui uma equipe de geologia qualificada e estou ansioso para contribuir com minha experiência para maximizar o potencial de seus ativos de lítio”.